Topo Actividades

QTDEI - "BAMM - Bombastic Ideas - Potencia a tua ideia Bombástica"

Programa
 18:30    Se tens uma ideia diferente, ou se queres vir a tê-la, esta sessão é mesmo para ti! Serão efetuadas 4 apresentações que ilustram infraestruturas, projetos, concursos e casos concretos de empresas que demonstram o que temos hoje disponível no Instituto Politécnico do Porto e como uma ideia pode ser potenciada e no limite levada até ao Mercado.
Moderador: Dr. Carlos Ramos (Vice-Presidente do IPP)
     A Porto Design Factory (PDF) resulta da integração do IPP na rede Design Factory, modelo oriundo da Universidade de Aalto de Helsinki (Finlândia), e com parceiros em Nova Iorque, Shangai, Melbourne, Geneva (CERN), Santiago do Chile e Porto e mais alguns que estão em processo de entrada na rede. O IPP irá inaugurar a 11 de Maio o espaço da PDF, com cerca de 1000 m2, onde os docentes, investigadores e sobretudo os estudantes podem agregar-se em grupos multidisciplinares para responderem a solicitações postas por empresas ou outras instituições para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Este espaço está já aberto, e a funcionar informalmente com 3 projetos: Design do Mobiliário; Inovação Social; e o projeto MUDEI.
Orador: Rui Coutinho
     O projeto MUDEI (Música, Design e Engenharia para Inovação e Internacionalização) é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, correspondendo a um projeto disruptivo de Inovação Educativa no Instituto Politécnico do Porto (IPP). Imagine projetos juntando estudantes de cursos diferentes, de países diferentes e que trabalham com suporte em ferramentas colaborativas e depois juntam-se para criar produtos inovadores. É essa a proposta do projeto MUDEI que visa criar novos instrumentos musicais, ou alterar instrumentos já existentes, incorporando-lhes design e tecnologias eletrónica e informática. O projeto junta estudantes de Design, Música e Engenharia do IPP, além de estudantes estrangeiros, dinamizando competências transversais, criatividade, espírito inovador e internacionalização no processo formativo dos estudantes. O IPP coordena o projeto, onde também participam a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Instituto Federal de Santa Catarina (Brasil), a Universidade de Nottingham (Reino Unido), a Universidade Hradec Králové (República Checa) e a Universidade de Salamanca (Espanha). Para além dos orientadores científicos e artísticos e dos estudantes participam ainda a Oficina de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (OTIC) e o Gabinete de Cooperação e Relações Internacionais.
Orador: Daniela Grams
     A Startup Weekend Porto é uma iniciativa que decorre em muitas cidades a nível mundial e que chega agora ao Porto através da PDF. É uma iniciativa potenciada pela Google que junta um conjunto de participantes com as suas ideias inovadoras e mentores que irão auxiliar no teste e desenvolvimento das ideias. A Startup Weekend Porto decorre de 22 a 24 de Abril. As melhores ideias receberão prémios. Mas se o teu objetivo é ver se a tua ideia tem pernas para andar e até pode dar origem a uma empresa nada melhor do que ouvir a experiência de quem já fez esse caminho e teve sucesso.
Orador: Vilja Anttila
     A Vigie Solutions é uma empresa criada por diplomados do ISEP/IPP que se dedica a monitoração. Com soluções aplicadas aos setores da segurança alimentar, saúde, farmacêutico, energia, museus e vinha , a Vigie Solutions cria produtos que facilitem a monitorização contínua em vários ambientes de modo a permitir que os gestores das respetivas infraestruturas disponham de ferramentas que facilitem a cumprimento das necessidades de qualidade e de normas dos setores associados.
Orador: Hélder Fernandes