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QTDEI - Docência e investigação no Ensino Superior: desafios e exigências éticas

As profundas transformações verificadas nas condições do ensino e da investigação de nível superior ocorridas nas últimas décadas, tornaram imperativo o estabelecimento de normas rigorosas, capazes de validarem socialmente o trabalho produzido. Não apenas do ponto de vista científico, toda a produção académica deve ser avaliada igualmente em função dos seus múltiplos impactos, sejam eles económico-financeiros, culturais ou ambientais. Neste contexto, a reflexão e a prática éticas assumiram-se, em definitivo, como ferramentas indispensáveis e quotidianas de qualquer docente, investigador ou estudante do Ensino Superior.

Profº Dr. Luís Amaral - Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais; Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Vice-Presidente da Comissão de Ética da Universidade do Porto.

Reflexões sobre plágio na aprendizagem e avaliação

O plágio é mau não apenas quando é detetado na avaliação mas também na aprendizagem. Há estudantes que superam as avaliações mediante práticas de plágio mais ou menos graves sem que se apercebam das consequências para o seu conhecimento e competências; no fundo, para o seu futuro mais ou menos próximo.

Profº Dr. Nuno Silva - Departamento de Engenharia Informática; Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP); Diretor do Mestrado em Engenharia Informática.

Painel Debate / Mesa redonda

  • Prof Dr. Luís Amaral: Vice-Presidente da Comissão de Ética da Universidade do Porto
  • Prof. Dr. Luiz Faria: Diretor do Departamento de Engenharia Informática (ISEP)
  • Prof. Dr. Nuno Silva: Diretor do Mestrado em Engenharia Informática (ISEP)
  • Prof. Dr. Ângelo Martins: Diretor da Licenciatura em Engenharia Informática (ISEP)