Rede do DEI - Serviços e Endereços de Acesso

Este documento está em elaboração e atualização permanente (Última atualização: FEV/2013)
Em caso de anomalia em qualquer serviço de rede avise por e-mail para avarias@dei.isep.ipp.pt



Serviço/Endereço/URL Descrição "Software" cliente a utilizar

deinet.dei.isep.ipp.pt
deinet1.dei.isep.ipp.pt
O serviço VPN ("Virtual Private Network") permite ultrapassar as limitações impostas pelo "firewall" do DEI que impede a maioria dos acessos externos diretos. Uma vez que a ligação VPN define uma interface de rede virtual localizada no interior do DEI, o acesso aos serviços passa a ter as mesmas caracteristicas que tem quando o utilizador se encontra fisicamente no DEI. Para ter acesso ao serviço o utilizador tem de fornecer o seu nome de utilizador e "password". Uma vez que os dados que transitam na VPN são cifrados, este é um bom método geral de garantir alguma segurança no acesso a serviçosiços.
Este tipo de VPN, conhecida por PPTP ("Point-to-Point Tunnel Protocol") utiliza uma ligação TCP para controlo e pacotes GRE ("Generic Routing Encapsulation") para transporte de dados. Uma das suas vantagens é que o seu suporte (cliente) está disponível nos a ambientes Windows da MicroSoft sem a necessidade de qualquer "software" adicional, basta acrescentar uma nova ligação de rede.
A utilização de pacotes GRE tem o inconveniente de tornar dificil a sua utilização em ambientes de partilha de acesso à internet (redes privadas). Em alguns "routers" pessoais poderá ser necessário ativar a opção "PPTP Passthrough".
Sistemas operativos MS-Windows, Distribuições Linux recentes, ...
ftp://ftp.dei.isep.ipp.pt Servidor FTP. Este serviço apenas pode ser usado no interior do DEI, ou do exterior, depois de ligar ao serviço VPN. Qualquer cliente FTP
https://password.dei.isep.ipp.pt https://rede.dei.isep.ipp.pt Serviço WEB de alteração da "password" de utilizador do DEI. Browser WEB
ssh.dei.isep.ipp.pt
(ssh1.dei.isep.ipp.pt)
(ssh2.dei.isep.ipp.pt)
(ssh3.dei.isep.ipp.pt)
(ssh4.dei.isep.ipp.pt)
Acesso de emulação de terminal com segurança ("Secure SHell"), uma vez que todos os dados transitam através de uma ligação encriptada é seguro utilizar estes serviços apartir do exterior.
Embora o protocolo SSH utilize chaves públicas como método para criar a ligação segura, não usa certificados de chave pública. Quando o cliente contacta o servidor, este último envia-lhe uma chave pública, o cliente SSH guarda uma representação dessa chave pública ("key fingerprint") juntamente com o nome do servidor, sempre que há uma alteração da chave pública de um dado servidor o cliente alerta o utilizador.
A alteração da chave pública de um servidor pode significar que estamos a aceder a um servidor falso que tem como finalidade capturar a "password" do utilizador. Nesta situação o procedimento mais seguro é procurar esclarecimentos junto da gestão de rede para que lhe seja confirmada a mudança da chave.
Cliente SSH
Ex.: PuTTY
vnc.dei.isep.ipp.pt
vnckde.dei.isep.ipp.pt
vncgnome.dei.isep.ipp.pt
vncxfce.dei.isep.ipp.pt
Acesso gráfico a um Desktop Linux (UBUNTU) pessoal através do protocolo VNC.
Este serviço apenas pode ser usado no interior do DEI, ou do exterior, depois de ligar ao serviço VPN.
Cliente VNC
(vncviewer)
http://www.dei.isep.ipp.pt Serviço WEB do DEI. Browser WEB
openvpn.dei.isep.ipp.pt Serviço de VPN (http://openvpn.net/), baseado em SSL. Configuração para a versão Windows: deiov-cfg.zip (dei.ovpn e deica.crt), colocar no directório de configuração. Cliente OpenVPN (http://openvpn.net/)
CERTIFICADOS DE CHAVE PÚBLICA
deica.crt
Muitos servidores de rede do DEI utilizam certificados de chave pública para transmissão das chaves de cifragem aos clientes. Para evitar o acesso a falsos servidores, os clientes não aceitam certificados de qualquer proveniência.
Para que os clientes aceitem os certificados emitidos pelo DEI (com assinatura digital do DEI) é necessário instalar no posto de trabalho / cliente o certificado da autoridade certificadora (CA) do DEI. Este certificado está disponível AQUI (deica.crt) e tem de ser instalado na área correspondentes a "Autoridades Certificadoras de Raiz de Confiança".
Feito isto, todos os certificados emitidos pelo DEI para os respectivos servidores passarão a ser considerados válidos, e há maiores garantias de segurança na perspectiva de autenticação dos servidores perante os clientes.
Clientes de rede com suporte SSL/TLS
ÁREA DE ARMAZENAMENTO PESSOAL Todos os utilizadores do DEI possuem uma área de armazenamento pessoal e privada na qual podem guardar a informação que pretenderem até um determinado limite (actualmente 256 Mb para alunos). Esta área é acessivel de várias formas, de entre elas por terminal (SSH) e pelo protocolo SMB/CIFS da MicroSoft (vizinhança da rede).
Na área de cada utilizador existe um directório WWW/ que permite a divulgação de uma página WEB pessoal que é acessivel pelo URL "http://www.dei.isep.ipp.pt/~USERNAME".
A área do utilizador está salvaguardada por duas cópias de segurança desfasadas de uma semana e directamente acessíveis ao utilizador na sua área, nas pastas BACKUP/ e OLDBACKUP/.
Servidores SMB/CIFS
\\PDC
Os protocolos SMB/CIFS são usados para partilha de ficheiros e impressoras em redes locais da MicroSoft. O DEI mantém um domínio de rede MicroSoft baseado em servidores de rede, o controlador primário, com o nome PDC, acessivel na rede local por "\\PDC", disponibiliza as áreas de trabalho pessoais. O acesso aos serviços SMB/CIFS apenas é possível no interior do DEI, o ou remotamente usando uma VPN. Sistemas operativos MS-Windows e outros.