Bacharelato em Instrumentação e Qualidade Industrial 1996/97
Introdução à Computação - Tutorial Excel: Utilização, Fórmulas, Macros

Filipe Pacheco
 
Entrar valores
No Excel basta selecionar a célula pretendida e digitar o valor pretendido para a mesma.
Para passar para a célula seguinte utilizar as teclas de cursor ou o rato.
Premindo ENTER o Excel passa para a célula abaixo da actual.
Para modificar o valor de uma célula premir F2 ou fazer duplo-clique com o rato sobre a célula ou ainda clicar com o rato na área de edição.
Para cancelar as alterações efectuadas (antes de premir ENTER) clicar no botão X ou premir a tecla ESC.
 
Operações com o rato
As imagens apresentam algumas das operações possíveis com o rato.
 
As células selecionadas estão dentro de um quadrado com borda preta. Neste caso são as células A1, A2, A3 e A4. A célula A1 é a célula actual (a branco).
Para copiar as células selecionadas arrastar a borda da selecção com o rato premindo simultanemente a tecla CTRL(aparece um "+" junto ao cursor).
 
Estender/Copiar valores de uma célula
No canto inferior da selecção existe um pequeno quadrado preto que permite efectuar cópias "inteligentes" do conteúdo da selecção. Se a selecção for só uma célula o conteúdo é copiado para a nova área indicada. No entanto se forem dois valores numéricos como, por exemplo, 2 e 4 o Excel calcula automaticamente os valores da sequencia, neste caso 6, 8, 10, etc.
No caso da célula tiver o nome de um mês (ex, jan) o Excel calcula automaticamente os outros meses (esta função depende da linguagem e/ou configuração do Excel)
 
Copy & Paste
Para copiar uma selecção numa folha basta fazer Edit | Copy e, depois indicar a célula onde se quer colocar os valor e premir ENTER. Para fazer novas cópias fazer Edit | Paste. Após a operação Edit | Copy a selecção fica armazenada na área de transferência (Clipboard) do Windows podendo ser colocadas noutras aplicações (como, por exemplo, o Microsoft Word).
Em vez de utilizar os menus pode-se recorrer às combinações de teclas Ctrl-Insert (para Copy) e Shift-Insert (para Paste).
 
Cut
Caso se queira mover as células pode-se usar o comando Edit | Cut (teclas: Shift-Delete).
Nesta situação o conteúdo da selecção é apagado após o seu armazenamento na área de transferência do Windows.
No caso de cópias dentro do Excel a utilização do rato é mais eficaz bastando para tal arrastar a borda da selecção para mover, e premir Ctrl simultaneamente para fazer uma cópia.
 
Inserir uma linha ou coluna
Para inserir uma linha usar o comando Insert | Rows. Para colunas usar Insert | Columns.
Para inserir várias linhas ou colunas de uma só vez selecionar o número de linhas ou colunas a inserir e usar o comando anterior.
 
Inserir uma célula
É possível inserir apenas uma célula deslocando as outras para a direita ou para baixo,
para tal usar o comando Insert | Cells. (Este comando também permite inserir uma linha
ou uma coluna).
 
Alterar tipo de caracteres de uma célula
Utilizar o menu Format | Cells | Font, ou os comandos disponíveis na barra de ferramentas.
 
Alterar o alinhamento do texto
Utilizar o menu Format | Cells | Alignment, ou os comandos disponíveis na barra de
ferramentas. O Excel permiter definir o alinhamento horizontal e vertical além de permitir
escrever texto na vertical ou de lado. A opção center across selection permite centrar
o texto ao longo de várias colunas.
 
Alterar bordas de uma célula ou conjunto de células
 
Utilizar o menu Format | Cells | Border:
 


Alterar o fundo das células
Utilizar o menu Format | Cells | Patterns. O Excel permite a utilização de várias cores
podendo ser combinadas através da utilização de patterns.
 
Alterar a formatação dos dados das células
O menu Format | Cells | Number permite alterar a apresentação dos dados de uma
célula, incluindo texto.
No caso de números é possível indicar diversas opções como: número de zeros à esquerda
e à direita do ponto decimal, separador de milhares ou milhões, sufixos e prefixos, e
mesmo indicar formatos diferenciados para números positivos e negativos.
Da mesma forma é possível indicar variadas opções para datas, horas, percentagens,
valores monetários, etc.
Exemplos de formatação:
 
 
Utilização do botão da direita do rato
Algumas das funções mais comuns estão disponíveis clicando na folha com o botão do
lado direito do rato. O tipo de funções depende da zona exacta onde foi feito o clique,
variando conforme se clica numa célula, nos títulos das colunas ou linhas, numa
selecção, etc.
 
Ferramentas de desenho
O botão de ferramentas de desenho (Drawing) permite realizar desenhos
simples incluindo setas e texto em qualquer ponto da folha.
Utilizando o menu Format | Placement é possível alterar a ordem de desenho
dos vários elementos, além de ser possível agrupar um conjunto para mais fácil.
manipulação.
As características de um elemento gráfico (borda, fundo, etc) podem ser
alterados no menu Format | Object.
 
Ordenação de dados
O menu Data | Sort permite ordenar um conjunto de valores. Após selecionar a área a
processar deve-se indicar quais as colunas que funcionam como chaves de ordenação
e qual o tipo de ordenação a efectuar. Da mesma forma pode-se indicar a orientação (os
dados podem estar por linhas ou colunas), se existem títulos da séries, etc.
 
Filtragem simples de dados
O menu Data | Filter | AutoFilter permite fazer uma selecção simples dos dados da tabela.
Após activar esta opção, o Excel coloca um pequeno símbolo ao lado dos títulos da tabela,
permitindo selecionar apenas as linhas que contenham certos valores. Para desactivar
a filtragem automática é necessário selecionar novamente Data | Filter | AutoFilter.