Sockets
UDP
- Crie dois programas, um cliente e um servidor. O cliente deve
aceitar o número ip do servidor na linha de comandos e deverá
enviar-lhe frases. O servidor deve mostrar as frases no ecrã.
- Crie um servidor e um cliente que permitam que dois utilizadores
em máquinas diferentes comuniquem entre si. O servidor deve permitir
a recepção, visualização e envio de frases ao
cliente. O cliente deve aceitar na linha de comandos o nome da máquina
onde o servidor está a ser executado e deve ter o mesmo comportamento
do servidor, ou seja, permitir a recepção, envio e visualização
de frases.
- Crie um servidor e um cliente de resultados desportivos de
um campeonato de futebol. O servidor deve armazenar informações
sobre os jogos (equipas, data, resultado). O cliente deverá permitir
enviar uma mensagem ao servidor com um pedido de informação
sobre um determinado jogo. O servidor deverá responder com uma mensagem
incluíndo toda a informação disponível sobre o
jogo em questão.
TCP
- Crie um cliente e um servidor que simule uma máquina de calcular.
O cliente envia ao servidor expressões da forma: a+b, a-b, a*b ou a/b.
O servidor deve responder com o resultado. O servidor deve suportar múltiplos
clientes ao mesmo tempo. O cliente termina quando for inserida a palavra
fim.
- Crie dois programas, um servidor e um cliente de chat,
O servidor deve receber mensagens de clientes e envia-las a todos os clientes
ligados a ele. Cada cliente deve receber e mostrar mensagens vindas do
servidor e ao mesmo tempo deve permitir o envio de mensagens para o servidor.
Poderá fazer o seguinte:
- Cada cliente que é executado pede o nickname do
utilizador e envia uma mensagem especial, por exemplo, !login
ao servidor.
- Caso o servidor não tenha esgotado o número de máximo
de clientes adiciona-o à lista de clientes e informa-o do resultado.
Caso contrário informa o cliente que não é possível
juntar-se ao chat.
- Sempre que um cliente envia uma mensagem o servidor reenvia-a
para todos os clientes ligados que a devem mostrar imediatamente.
- Quando um cliente termina envia a mensagem !exit
ao servidor que deve removê-lo da lista de clientes.
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Complementos de Programação
- ISEP 2003