Luís Nogueira
Sistemas Operativos II - Aulas práticas

» Documentação de suporte às aulas práticas

» Processos
» Funções Exec
» Sinais
» Pipes
» Semáforos
» Memória Partilhada
» Threads
» Nachos (página das aulas teóricas)

» Exercícios
» A quick introduction to C++ (para quem precisar...)

» Bibliografia

» Documentação da disciplina

Aconselho a leitura do primeiro livro. É um livro bastante bem conseguido, ideal como primeiro livro sobre programação multi-processo em UNIX. Está disponível na biblioteca do ISEP.

Interprocess Comunication in UNIX - The Nooks & Crannies
John Shapley Gray
Prentice Hall
 
Operating System Concepts
Silberschatz Galvin
Addison Wesley

Fundamentos de Sistemas Operativos
José Alves Marques, Paulo Guedes
Editorial Presença

Modern Operating Systems [url]
Andrew S. Tanenbaum

» Links recomendados

» Linguagem C

» Programming in C
» The C Book
» Beej's Guide to UNIX IPC

» Linux

» Tux Maganize (revista grátis para principiantes)
» LinuxDoc
» Linux Newbie
» Linux Programming
» Linux Kernel Internals
» Debian

» Avaliação

A disciplina pode ser feita totalmente por avaliação contínua. A matéria será dividia em quatro módulos distintos. Cada módulo possui parte prática (60%) e teórica (40%), cuja nota mínima é de 8 valores. Para um aluno passar por frequência terá de obter, obviamente, nota final igual ou superior a 10 valores, na média dos quatro módulos. Se não obtiver nota mínima a algum dos módulos, apenas terá de fazer esse(s) módulo(s) no exame de época normal. O acesso ao exame da época normal está condicionado pela obtenção de nota de frequência superior a 6 valores.
Os exames de recurso e época especial não são efectuados por módulos.

» Distribuições Linux recomendadas

Para quem quer realmente aprender os conceitos transmitidos nesta disciplina é fundamental praticar. Para isso convém que instalem uma distribuição de Linux em casa. Posso emprestar cds de algumas distribuições a quem precisar.

Estas são sugestões pessoais. Qualquer distribuição Linux será dezenas de vezes melhor que qualquer versão do Window$ :)

» Knoppix / Mepis

Distribuições "live-cd", baseadas em Debian, muito simples de usar - basta arrancar de cd e têm o Linux pronto a usar, sem necessitar de instalação. Para quem quer experimentar o Linux esta será a melhor opção. Plenamente funcional para practicar toda a matéria do semestre.

» Mandriva / Suse / RedHat

Distribuições com enorme sucesso. Possuem uma interface muito interessante, facilitando quer a instalação quer a configuração e consequente utilização. São distribuições muito actuais, que acompanham as novidades tecnológicas, o que nem sempre é bom, visto poder existir ainda alguma instabilidade fruto do pioneirismo de algumas novas funcionalidades.

» Debian

A minha distribuição de eleição. Esta é uma distribuição que aposta mais na estabilidade em detrimento da inovação. Não é das distribuições mais fáceis de instalar, porém, uma vez instalada, é fácil a sua manutenção, devido ao gestor de pacotes que possui.


ISEP