Prova 3

3ª Prova - 25 de Fevereiro de 2000

Tecnologia Informática


Condições gerais da prova

Índice


Parte teórica

  1. Especifique como poderia ser usada uma abordagem Multi-Agente para auxiliar no controlo do tráfego numa cidade. Indique os agentes que devem estar envolvidos, como devem cooperar e que tipo de pedidos devem fazer uns aos outros. Que dificuldades podemos encontrar numa solução deste tipo?
  2. Porque razão se implementam mecanismos de timout numa plataforma de desenvolvimento de Sistemas Multi-Agente? Que cuidados devemos ter com o uso de tais mecanismos?
  3. Que vantangens se poderão tirar da experiência do desenvolvimento de sistemas periciais para o establecimento de ontologias?

Índice


Parte prática

Um sistema de informação dum sistema de produção caracteriza-se por conter informação acerca de:

Pretende-se desenvolver um sistema baseado em agentes inteligentes e cooperativos que modelize um sistema de produção.

  1. Que entidades consideraria aptas e aconselháveis para modelizar como agentes cooperativos? Em que conversações participaria cada uma das entidades sugeridas (com que entidades e com que objectivos).
  2. Usando uma nomenclatura semelhante a um autómato finito (usada durante as aulas), especifique o processo de recepção e aceitação de pedidos, descrevendo pormenorizadamente o conteúdo das mensagens e das estruturas de dados utilizadas.
  3. A Ordem de Fabrico contacta os Recursos capazes de realizar cada tarefa do Produto, indicando a Tarefa a realizar, quantidade a produzir e data limite. Cada Recurso dispõe duma agenda de tarefas previstas que consulta para informar a Ordem de Fabrico acerca da suas disponibilidades. Em função das respostas recebidas, a Ordem de Fabrico contracta o Recurso mais vantajoso para realizar cada tarefa e rejeita os restantes.
    Implemente numa linguagem à sua escolha, o processo descrito sob o ponto de vista do Recurso. Considere que existem previamente definidas as seguintes funções:
  1. Considere que cada recurso é potencialmente composto por vários recursos, e que tanto pode ser contactado/contractado como um todo, como individualmente. As capacidades e funcionalidades do todo são um sobre-conjunto de todas as funcionaldades das partes. Que alterações sugere no que respeita a novas entidades, conversações e serviços complementares?

Índice


Última actualização: 19-01-2001

Tecnologia Informática