Correcção do Teste

Recurso - 18 de Julho de 2000

Tecnologia Informática


Condições gerais da prova

Índice


Grupo 1

Para cada questão colocada, escolha a hipótese que melhor se adapta.

(Nota: Por cada questão errada será descontada meia questão correcta.)

  1. Um computador digital binário caracteriza-se por:
    Dispôr de CPU, Memória, Dispositivos de E/S e Barramento;
    Processar informação codificada em dois valores;
    Processar informação existente em memória;
    Nenhuma das anteriores.
  2. O valor MIPS dum microprocessador CISC não é um valor exacto, pois:
    Há instruções que demoram mais ciclos que outras;
    Há instruções que são virtuais;
    Há instruções normais e anormais;
    Todas as anteriores.
  3. Um microprocessador RISC caracteriza-se por ter instruções:
    Com o mesmo tamanho;
    Apenas de operação registo-registo;
    Com tempo de execução constante;
    Todas as anteriores.
  4. Um computador é sempre constituído por:
    Main-board, Processador, Memória e Dispositivos de E/S;
    Processador, Memória, Barramento, Dispositivos de E/S;
    Processador, Memória, Barramento;
    Todas as anteriores.
  5. 5. A utilização de memória cache beneficia o processamento porque:
    Os dados são disponibilizados ao CPU (potencialmente) de forma mais rápida;
    Liberta mais rapidamente o CPU das suas tarefas de manipulação de memória;
    Optimiza os acessos ao barramento;
    Todas as anteriores.
  6. A memória do tipo SRAM não é usada em memória principal porque:
    É lenta, barata e não pode ser utilizada em grandes quantidades;
    É rápida, cara e pode ser utilizada em grandes quantidades;
    É barata, rápida e pode ser usada em grandes quantidades;
    Nenhuma das anteriores.
  7. Diz-se que um sistema de vídeo funciona:
    Em modo assíncrono;
    Em modo síncrono;
    Em modo não interlaçado/interlaçado;
    Em modo vertical/horizontal.
  8. Um disco SCSI tem vantagens em relação a um disco IDE, quando:
    Em utilização em ambiente multiprocesso;
    Em utilização para multimédia;
    Em utilização simultânea com outros dispositivos no mesmo barramento (SCSI);
    Todas as anteriores.

Índice


Grupo 2

Comente sucinta e objectivamente as seguintes afirmações:

  1. “É necessário que um servidor de ficheiros disponha duma interface com os dispositivos de armazenamento com memória cache muito grande.”
Considerando que um servidor de ficheiros é dotado de interfaces SCSI (ou semelhante) nos dispositivos de armazenamento, a existência ou não de memória cache e o seu tamanho são de fundamental importância, pois os pedidos não são atendidos pela ordem que cheagam mas sim por uma ordem optimizada de tratamento, o que leva a que haja a necessidade de manipular listas de espera, dados para escrita e outros que terão sido lidos e ainda não entregues. Há ainda a questão de dados que são lidos sem terem sido requisitados, pois a probabilidade de virem a ser requisitados é grande, o que leva o dispositivos a armazená-los temporariamente em cache de modo a disponibilizá-los mais rapidamente assim que forem requisitados. Assim, uma grande quantidade de memória cache trás grandes vantagens ao sistema de armazenamento e por conseguinte a todo o sistema.
  1. “Uma interface AGP caracteriza-se por dispôr de maior prioridade no acesso ao barramento do que a interface PCI.”
Certo. Uma interface ou porta AGP, diferencia-se da sua "congénere" PCI fundamentalmente devido à prioridade que tem no acesso ao barramento. Isto deve-se ao facto do AGP estar em relação ao barramento de sistema, uma interface/ponte antes do PCI. Ou seja, entre o barramento de sistema e o AGP existe uma ponte, e entre o barramento de sistema existem duas pontes (a referente ao AGP e ainda outra), o que faz com que as prioridades no acesso ao barramento se vão "diluindo" à medida que mais pontes vai sendo necessário passar.

Índice


Grupo 3

1.      Execute as seguintes conversões entre bases numéricas, apresentando os procedimentos usados e sem utilizar operações aritméticas:

a) 762(8) à 111 110 010(2)
1 1111 0010(2)
1F2(16)
b)
c) 513(10) à 29+1(10) =
10 0000 0000(2) + 1(2) =
201(16)

 2.      Resolva as seguintes operações aritméticas, apresentando os procedimentos usados e não realizando conversões entre bases numéricas:

a)         11111           
  11111111(6)
        + 55555(6)     
-------------
  11211110(6)
b)       11              
       1F2(16)        
- F3(16)   
---------- 
    FF(16)     
c)    FF109(16)/100(16) =
FF1,09(16)

 3.      Descreva um método baseado em máscaras lógicas, que determine se um número binário é par ou ímpar (basta determinar o valor de determinado bit).

É o primeiro bit do número que determina se o número é par ou ímpar, pois é esse bit é que determina se o número tem mais ou menos uma unidade (1º bit * 20 = 1º bit*1 = 1º bit).

Exemplo: 

10 = 2 à 1*21 +0*20 = 2
11 = 3
à 1*21 +1*20 = 3

Assim, uma máscara lógica que determine o valor do 1º bit permite que seja realizado o teste para se concluir a paridade.

X = ?
MASK = 1
RES = X and MASK
caso RES
    0: "O número é par."
    1: "O número é impar."
fim caso

Índice


Última actualização: 07-12-2004

Tecnologia Informática