Sistemas Gráficos e Interactivos

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Notas/Novidades:

[ Sobre a disciplinaComputação Gráfica | OpenGL ]

Sobre a Disciplina

  1. Ficha de disciplina
  2. Páginas de outros professores
    1. Prof. João Paulo Pereira (regente da disciplina)
    2. Prof. Paulo Matos
    3. Prof. Filipe Pacheco
    4. Prof. Paulo Baltarejo Sousa

Computação Gráfica

  1. Maths online
  2. Advanced Graphics algorithms
  3. Binary Space Partitioning (BSP) Trees FAQ

OpenGL

OpenGL (Open Graphics Library) is a standard specification defining a cross-language cross-platform API for writing applications that produce 3D computer graphics (and 2D computer graphics as well). The interface consists of over 250 different function calls which can be used to draw complex three-dimensional scenes from simple primitives. OpenGL was developed by Silicon Graphics and is popular in the video games industry where it competes with Direct3D on Microsoft Windows> platforms. OpenGL is widely used in CAD, virtual reality, scientific visualization, information visualization, flight simulation and video game development.

From WikiPedia

  1. Site oficial OpenGL
  2. "OpenGL Programming Guide" (Red book) online (pdf)
  3. "OpengL Reference Guide" (Blue book) online
  4. Documentação das funções OpenGL, GLU, GLUt e GLE (PyOpenGL)
  5. OpenGL FAQ
  6. MESA3D a OpenGL-like 3D library
  7. Funcionalidades
    1. Display lists tutorial
    2. Texture mapping: an introduction
    3. Shadows, Reflections, Lighting, Textures
    4. Picking tutorial
  8. Seminários
    1. SIGGRAPH'01 - An Interactive Introduction To OpenGL Programming
    2. SGI '97 Kitchen lab
  9. GLUT
    1. site oficial
    2. API do GLUT
    3. GLUT para windows
    4. DLLS já compiladas do GLUT para windows
  10. Exemplos
    1. Redbook
    2. Nate Robins (Win32)
    3. GLUT
    4. More examples
    5. Win32 examples
    6. MESA
    7. JOGL
  11. OpenGL noutras linguagens
    1. Java bindings
    2. C# NeHe
    3. OpenGL for C#
    4. OpenGL ActiveX
  12. Templates
    1. template GLUT em "C"
    2. projecto template GLUT usando VS.net
    3. projecto template C# usando NeHe

Aulas 2006/2007

    Teórico-práticas Práticas
# aula semana tema material tema material
1 2006.10.02 apresentação   apresentação  
2 2006.10.09 desenho de UI - 1 revisões trigonometria e "C"
3 2006.10.16 desenho de UI - 2 desenho de UI
4 2006.10.23 introdução ao OpenGL

todos os demos requerem glut32.dll no directório da aplicação/sistema e glut32.lib para compilar

implementação de UI - 1
5 2006.10.30 pontos, linhas e polígonos implementação de UI - 2
6 2006.11.6     projecto template, desenho de polígono e relógio
7 2006.11.13 primitivas e display lists projecto "pingue-pongue"
8 2006.11.20 transformações geométricas, câmara projecto "Cubo"
9 2006.11.27

Avaliação intermédia (1º trabalho)

10 2006.12.04     continuação de projectos anteriores
11 2006.12.11 Projecções. Modelos hierárquicos de objectos projecto "tanque"

 

12 2006.12.18 iluminação
13 2006.12.25

Férias de Natal (de 20/12/2006 a 02/01/2007)
notar que semana 12 e semana 14 não são semanas completas de aulas

14 2007.01.01 continuação da semana antes da pausa lectiva
15 2007.01.08 texturas projecto "labirinto"

 

 

16 2007.01.15 selecção e feedback
17 2007.01.22 blending, antialiasing. nevoeiro e sombras  
   
  • Semana final de Lab./Projecto (16ª semana): 29 Jan.-2 Fev.

  • Época de exame normal (17ª e 18ª semanas): 5-10 Fev. e 12-17 Fev.

  • Época de exame de recurso (19ª semana): 21-24 Fev. e 26-27 Fev.

 

Legenda:

  desenho de interfaces com utilizador
  computação gráfica com OpenGL
  pausa lectiva

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comentários e sugestões

Ultima Alteração: 6 de Outubro de 2006