PROGRAMA

29 março 16:00

Software Patterns: Uma Forma de Reutilizar Conhecimento

Resumo:

Quem desenvolve software tem muitas vezes a sensação de que está a reinventar a roda. Embora isto ocorra um pouco por todo o lado, é nas grandes organizações que assume maior expressão, sobretudo quando se descobre que, ali mesmo muito perto, na sala ao lado, já se resolveram problemas em tudo idênticos aos que recentemente tinhamos em mãos. A falta de comunicação é a causa normalmente apontada para esta situação, mas a razão fundamental é que não tem existido um meio fácil de transferir competência e conhecimento complexo entre quem desenvolve software.
A noção de padrões tem as suas origens no trabalho de Cristopher Alexander, um arquitecto que, com a intenção de habilitar não-especialistas a projectar as suas próprias casas e comunidades, recolheu e documentou soluções genéricas para problemas recorrentes no domínio da arquitectura.
Na engenharia de software é igualmente possível identificar diversos problemas recorrentes e soluções genéricas, pelo que as ideias de padrões foram facilmente adoptadas na comunidade de software.
Os padrões de software (patterns) têm demonstrado ser um excelente veículo de comunicação de conhecimento e experiência e, por isso, têm-se popularizado bastante nos últimos quatro anos. Graças ao esforço que têm merecido, existem já hoje documentados inúmeros padrões que documentam soluções de qualidade comprovada para os mais diversos problemas de desenvolvimento de software. Nesta palestra, serão apresentados os principais conceitos dos padrões de software, alguns exemplos práticos, e a sua relação com outros tópicos, nomeadamente: reutilização, arquitectura de software, frameworks orientadas por objectos e documentação de software.

Prelector:

Ademar Aguiar (FEUP/INESC)

Sobre Ademar Aguiar:

Ademar Aguiar é assistente no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desde 1994, onde tem principalmente leccionado cadeiras de informática da Licenciatura de Engenharia Informática e Computação (LEIC).
Desde 1989, tem realizado actividade de investigação e desenvolvimento no INESC Porto, onde participou em diversos projectos e leccionou vários cursos de formação na área de tecnologia de objectos. Colabora actualmente no projecto SIMAT. Os seus principais interesses de investigação são na área de tecnologia de objectos e engenharia de software, mais especificamente em padrões de software e frameworks aplicacionais orientadas por objectos.
O trabalho de doutoramento que tem em curso incide sobre o desenvolvimento de software baseado em frameworks aplicacionais orientadas por objectos e padrões de software, com exemplos de aplicação prática na áreas de sistemas de descrição arquivistica (ARCHIVUM) e sistemas de informação geográfica para planeamento e gestão urbanística (SIMAT).
Obteve os graus de licenciatura e mestrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores na FEUP.