AI Master Class "Coordenação e Aprendizagem em Sistemas Multiagente: Aplicações no Futebol Robótico"

No próximo dia 02 de junho, às 18h30, o QTDEI realizará a palestra AI Master Class: Coordenação e Aprendizagem em Sistemas Multiagente: Aplicações no Futebol Robótico.

Nesta palestra serão analisados os conceitos de Coordenação em Sistemas Multiagente, Aprendizagem por Reforço e Robótica Inteligente e será descrita uma das mais importantes competições internacionais de Inteligência Artificial e Robótica: o RoboCup (Campeonato do Mundo de Futebol Robótico). Nesta competição, diferentes robôs futebolistas, desde robôs pequenos médios e humanoides até robôs simulados, competem disputando jogos de futebol robótico! O objetivo final da competição e do respetivo projeto internacional consiste em “construir uma equipa de Robôs que em 2050 vença a equipa humana campeã do mundo de futebol!". Neste contexto serão analisados os desafios que se colocam atualmente à robótica cooperativa, com ênfase para a necessidade de novas metodologias de aprendizagem profunda por reforço, para criação de skills complexos, individuais e cooperativos, para robôs, e a necessidade de criação de metodologias de coordenação permitindo que um conjunto de robôs se comporte como uma equipa. A palestra será complementada com a descrição dos projetos em curso na FEUP/LIACC nestas áreas.

Luis Paulo Reis é Licenciado (1993), Mestre (1995) e Doutor (2003) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (especializações em Informática e Sistemas, Informática Industrial, Inteligência Artificial/Robótica) pela Universidade do Porto. É Professor Associado no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e Diretor do LIACC – Laboratório de Inteligência Artificial e Ciências de Computadores. É membro sénior do IEEE e Presidente da APPIA - Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. Foi Investigador principal em mais de 20 projetos de investigação nas áreas dos Sistemas Inteligentes, Robótica, Simulação, Interação, Software e Jogos Educacionais/Sérios. Orientou 22 Teses de Doutoramento e 130 dissertações de Mestrado já concluídas nestas áreas e encontra-se a orientar 10 teses de doutoramento. Foi avaliador de mais de 50 propostas e/ou projetos dos programas europeus FP6, FP7, Horizon2020 e de programas nacionais da FCT e ANI/Portugal2020. Foi orador convidado de diversas conferencias internacionais tais como o ICAART, ICINCO, LARS/SBR, WAF, IcSports, SYROCO, CLAWAR e WCQR. Organizou mais de 50 eventos científicos internacionais e pertenceu ao comité de programa de mais de 250 eventos científicos. Obteve mais de 50 Prémios por mérito escolar, científico ou pedagógico. É autor de mais de 400 publicações científicas em revistas e conferências internacionais indexadas no ISI e/ou SCOPUS.

Data: 2021-06-02

Horário: 18h30

Local: Online via Zoom:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87567226070?pwd=dStraVZvM09VRlhyUndTZ1RTRktvUT09
Dados de acesso