QTDEI – Webinar "Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos"

O DEI convida à participação no Webinar – "Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos", que terá lugar no próximo dia 30 de junho (quinta-feira), às 18h00.

Os Sistemas Computacionais Críticos (SCC) têm vindo a assumir uma importância cada vez maior no tecido empresarial, nacional e europeu, dada a sua importância e aplicabilidade em diversos domínios, como automóvel (e.g. condução autónoma), dispositivos médicos, banca, comércio online, IoT, cidades inteligentes, entre outros. Estes sistemas requerem um elevado grau de confiabilidade, disponibilidade, facilidade de manutenção e elevados níveis de segurança. Desta forma, são necessários processos de engenharia com desafios específicos, para os quais existe falta de engenheiros com os conhecimentos técnicos necessários.

Nesta sessão serão brevemente apresentados os desafios dos SCC, explicando como é que o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos do ISEP confere as competências para uma rápida integração num mercado de trabalho tecnologicamente avançado e altamente competitivo. Participarão na sessão representantes das empresas CapGemini Engineering e Critical TechWorks, assim como também estudantes do curso e ex-estudantes do ISEP a trabalhar na área.

Luís Miguel Pinho (Diretor do MESCC)
Luís Miguel Pinho é diretor do Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos e Professor Coordenador do ISEP. Tem mais de 25 anos de experiência em atividades de I&D, particularmente em programação concorrente e paralela e tecnologias fiáveis de software. Publicou mais de 150 artigos em revistas e eventos científicos internacionais e participou em mais de 25 projetos de I&D. Coordenou o projeto Europeu P-SOCRATES (Parallel software framework for time-critical many-core systems) e coordena atualmente a participação do ISEP nos projetos Europeus ELASTIC (A Software Architecture for Extreme-scale Big-Data analytics in Fog computing ecosystems), AMPERE (A Model-driven development framework for highly Parallel and energy-Efficient computation) e PANORAMA (Accelerating design efficiency for automotive and aerospace systems).

Data: 2022-06-30

Horário: 18h

Local: Evento online na plataforma ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84547216225?pwd=bU9Ea2psOGZLUk9FTi9abzk2bmYvQT09

Organização: Este Webinar é organizado pelo QTDEI, em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos (MESCC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).