Bem-vindo ao Departamento de Engenharia Informática do ISEP

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do ISEP existe desde 1985, tendo iniciado nesse ano a formação de bacharéis em Informática. Após a integração do ISEP no Instituto Politécnico do Porto em Outubro de 1988 entrou em funcionamento o regime nocturno do curso.

Na sequência de alterações legislativas recentes, decorrentes da aplicação da declaração de Bolonha, o plano curricular foi reformulado, passando a ter um primeiro ciclo de 3 anos conducente à obtenção do grau de Licenciado em Engenharia Informática e um 2º ciclo de 2 anos conducente à obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática.

Hoje, o DEI, com mais de 1200 alunos e cerca de 90 docentes (55 dos quais doutorados e 4 especialistas), é uma referência no ensino da Informática em Portugal. A consolidação do modelo das licenciaturas bi-etápicas permitiu estabelecer fortes relações com as principais empresas da região, consubstanciadas na realização de estágios curriculares em ambiente empresarial e numa integração a 100%, dos alunos no mercado de trabalho.

A existência de quatro centros de investigação, dois dos quais reconhecidos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, permite a articulação de actividades conjugando o ensino e a investigação, com reflexos na qualidade de formação ministrada.

A constante adaptação dos programas das diferentes disciplinas tem permitido uma permanente adequação aos avanços tecnológicos nas diversas áreas do saber leccionadas na Licenciatura em Engenharia Informática e no Mestrado, garantindo aos alunos uma fácil adaptação ao mercado de trabalho. Tal sucede, no entanto, sem deixar de garantir uma sólida formação de base que lhes permita obter os conhecimentos necessários para serem capazes de acompanhar a evolução do conhecimento, tecnologias e ferramentas ao longo da vida activa.