QTDEI

AI Masterclass “Inteligência Artificial aplicada a Sistemas Elétricos de Energia”

No dia 17 de novembro, às 21h30, vai realizar-se a Palestra – AI Masterclass “Inteligência Artificial aplicada a Sistemas Elétricos de Energia”.

Nesta palestra serão apresentados vários métodos e tecnologias da inteligência artificial (IA) em sistemas elétricos de energia (SEE).

A Professora Zita Vale irá apresentar uma trajetória que inclui cerca de 30 anos de experiência de investigação na aplicação da inteligência artificial aos sistemas elétricos de energia, em particular através de algumas dezenas de projetos de I&D nacionais e internacionais.

A importância dos SEE e Inteligência Artificial

Os SEE são sistemas complexos que envolvem a produção, transporte e distribuição de energia elétrica. Da fiabilidade e qualidade desses sistemas depende o bom funcionamento de todas as instalações (fábricas, centros comerciais, hospitais, edifícios e casas).

Com a evolução das energias renováveis e dispersão das mesmas, os SEE evoluíram para sistemas cada vez mais distribuídos, sendo atualmente entendidos como sistemas ciber-físicos que suportam redes elétricas inteligentes (smart grids). Por outro lado, incorporam enormes volumes de dados, sobretudo no contexto competitivo dos mercados de eletricidade.

Perante esta evolução dos SEE, o uso da IA é cada vez mais necessário. Desde os sistemas periciais e ontologias; passando pelos sistemas multi-agente, que modelam e simulam os mercados de energia ou monitorizam e controlam smart grids; envolvendo os métodos de otimização e planeamento; e recorrendo aos algoritmos de machine learning, que permitem efetuar melhores previsões.

Assim, a IA tem nos SEE uma área de excelência onde pode combinar as abordagens orientadas aos dados com as abordagens orientadas aos modelos e conhecimento, para atingir a verdadeira inteligência em sistemas complexos, com funcionalidades que podem explicar ao ser humano todas as decisões sugeridas e ações automáticas efetuadas.

Organização

Esta Masterclass é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD) e o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA).

Como participar no evento?

Basta utilizar os dados de acesso (indicados abaixo) e clicar aqui.
Dados de acesso:
ID da reunião: 849 5763 1440
Senha de acesso: 605753


  •  Oradores
  •   Data e local
  •   Inscrições
  •  Informação Adicional

Zita Vale é Professora Coordenadora Principal do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do ISEP e investigadora e membro do Conselho de Administração do GECAD, unidade de I&D classificada com Excelente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Dispõe de várias centenas de publicações, incluindo 140 em revistas científicas e mais de 10000 citações aos seus trabalhos. Coordenou várias dezenas de projetos de I&D nacionais e internacionais.

Data: 2020-11-17

Horário: 21h30

Local: O evento será realizado por vídeo conferência usando o Zoom:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84957631440?pwd=aldvU3AzQjZXT3AvOXBzNll6QlN3dz09

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória . Inclui certificado de presença.

Para mais informações: qtdei@dei.isep.ipp.pt

Os workshops são gratuitos mas requerem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Organização: Esta Masterclass é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD) e o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA).