E-REDES Open Data Academy Challenge

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), convida à participação em mais uma Palestra, desta vez sobre o tema “E-REDES Open Data Academy Challenge” que terá lugar no dia 19 de Outubro, pelas 18h na sala B203.

Interessado na transição energética? Sabes onde encontrar dados sobre a que está a acontecer perto de ti? Queres investigar o tema? Vem conhecer o E-REDES Open Data Academy Challenge. A E-REDES promove uma sessão de apresentação do prémio para as melhores dissertações de mestrado sobre a transição energética e promove uma visita guiada ao Portal Open Data. Uma nova plataforma de informação que reúne os dados recolhidos pela rede elétrica em Portugal Continental.

A emergência climática obriga à transformação dos sistemas energéticos. Empresas, investigadores e futuros engenheiros são chamados a participar, desenvolvendo conhecimento e abordagens inovadoras. Olhar para os dados é o primeiro passo. Vem descobri-los!

Informação adicional

Numa altura em que o setor elétrico se encontra em grande transformação, a E-REDES quer distinguir os melhores trabalhos desenvolvidos na ótica da Transição Energética

O E-REDES Open Data Academy Challenge vai atribuir prémios entre os 2.000€ e os 6.000€ a dissertações e projetos de mestrado desenvolvidos com recurso a dados disponibilizados através do Portal Open Data.

As candidaturas para os trabalhos desenvolvidos no ano letivo de 2023/2024 estarão abertas até 31 de outubro de 2024 no site da E-REDES onde poderão encontrar mais informação sobre o Prémio.

O Portal Open Data, que deverá ser utilizado como fonte de informação para os trabalhos candidatos, contém um grande volume de dados do setor elétrico, nomeadamente, sobre consumo, contadores inteligentes, mobilidade elétrica ou iluminação pública.

Bruno Espírito Santo, Direção de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da E-REDES

Data: 2023-10-19

Organização: Esta palestra é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).