AI Master Class "Reutilização de dados secundários em saúde"

No dia 17 de janeiro (segunda-feira), às 19H00, o DEI convida à participação em mais uma AI Master Class, desta vez sobre o tema “Reutilização de dados secundários em saúde - análise de episódios hospitalares”.

Nesta palestra serão abordados vários aspetos relacionado com a reutilização de dados para investigação em saúde incluindo a natureza dos dados secundários, os sistemas de codificação de informação clínica, vantagens e desvantagens na reutilização de dados, exemplos da utilização/análise dos dados administrativos, avaliação da performance dos serviços de saúde, abordagens metodológicas na análise de dados secundários, acesso a dados, deteção de problemas e melhoria da qualidade dos dados.

Alberto Freitas é professor auxiliar na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), no Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS). É investigador no CINTESIS (http://cintesis.eu), onde coordena o grupo 2D4H – Dados Secundários para Investigação em Cuidados de Saúde (Secondary Data for Healthcare Research). Tem estado envolvido em vários projetos de investigação em áreas como sistemas de informação em saúde, reutilização de dados secundários (bases de dados administrativas), sistemas de codificação e classificação, qualidade de dados, auditoria da informação clínica, prospeção de dados em medicina (data mining), indicadores de qualidade e desempenho, registos clínicos eletrónicos, sistemas de apoio à decisão/gestão, entre outros. É docente em várias unidades curriculares de pré e pós-graduação da FMUP, incluindo regências de unidades curriculares em vários cursos de mestrado e de doutoramento.

Apresentação: Orador Alberto Freitas

Data: 2022-01-17

Local: Evento online via Teams: clicar aqui.

Organização: Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).