QTDEI

AI Master Class - "Real-Time Data Mining"

No dia 14 de março (segunda-feira), às 18H00, o DEI convida à participação em mais uma AI Master Class, desta vez sobre o tema “Real-Time Data Mining”.

Enquadramento

Hoje em dia, existem aplicações em que os dados são melhor modelados não como tabelas persistentes, mas sim como fluxos de dados transitórios. Nesta palestra discutimos as limitações dos algoritmos atuais de aprendizagem automática (Machine Learning) e Mineração de Dados (Data Mining). Discutimos as questões fundamentais de aprendizagem em ambientes dinâmicos, como modelos de decisão de aprendizagem que evoluem ao longo do tempo, aprendizagem e esquecimento, desvio de conceito e deteção de mudanças. Os fluxos de dados são caracterizados por grandes quantidades de dados que introduzem novas restrições no desenho de algoritmos de aprendizagem automática: recursos computacionais limitados em termos de memória, tempo de processamento e capacidade de CPU. Nesta palestra apresentamos alguns algoritmos ilustrativos, projetados para levar em consideração essas restrições. Identificamos os principais problemas e desafios atuais que surgem na aprendizagem de fluxos de dados e apresentamos linhas de investigação abertas para futuros desenvolvimentos.

João Gama é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Portugal. Ele recebeu o Doutoramento em Informática pela Universidade do Porto em 2000. É EurAI Fellow, IEEE Fellow, Fellow da Asia-Pacific AI Association e membro do conselho de administração do LIAAD, um grupo pertencente ao INESC-Tec. O seu h-índice no Google Scholar é 58. Ele é editor de várias revistas de topo sobre Machine Learning e Data Mining. Ele foi ACM Distinguish Speaker. Os seus principais interesses de investigação são a descoberta de conhecimento a partir de fluxos de dados, dados em evolução, raciocínio probabilístico e causalidade. Publicou mais de 300 artigos em revistas científicas e grandes conferências. Ele tem uma extensa lista de publicações em Aprendizagem a partir de Data Streams.

Apresentação: Orador João Gama

Data: 2022-03-14

Horário: 18h

Local: Evento online na plataforma ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84547216225?pwd=bU9Ea2psOGZLUk9FTi9abzk2bmYvQT09

O evento não necessita de inscrição prévia.

Para mais informações: qtdei@dei.isep.ipp.pt

Organização: Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).