LASI: o Laboratório Associado da IA em Portugal

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), convida à participação em mais uma AI Master Class, desta vez sobre o tema “LASI: o Laboratório Associado da IA em Portugal”, que terá lugar no dia 13 de Outubro, às 18h. O evento será online.

O Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) integra 13 unidades de investigação de Portugal dedicadas à Inteligência Artificial. Junta investigadores das Universidades do Minho, Porto, Aveiro, Coimbra, Nova de Lisboa e dos Institutos Politécnicos do Porto (através do GECAD e CISTER do ISEP) e do Instituto Politécnico do Cávado e Ave. É considerado o Laboratório Assiciado da IA em Portugal e integra 5 áreas principais de atuação: Indústrias Inovadoras e Sustentáveis; Cidades Inteligentes, Energia e Mobilidade; Saúde e Bem-Estar; Infraestruturas e Sociedade Conectada; Governação e Administração Pública. o LASI envolve mais de 500 membros integrados doutorados.

Paulo Novais é Professor Catedrático da Universidade do Minho, Coordenador do LASI (Laboratório Associado de Inteligência Artificial) e investigador do ALGORITMI. É Presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), tendo sido entre 2016 e 2019 Presidente da APPIA. É membro Sénior do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), e membro da IFIP (International Federation for Information Processing) no comité técnico 12 sobre Inteligência Artificial e membro do Comité Executivo da IBERAMIA (IberoAmerican Society of Artificial Intelligence). É Coordenador do Comité Científico do Programa de Bolsas Gulbenkian “Novos Talentos em Inteligência Artificial” da Fundação Calouste Gulbenkian Foundation. Tem sido perito de várias entidades, como a Comissão Europeia, FCT , A3ES e ANI.

Data: 2022-10-13

Horário: 18h

Local: Evento online na plataforma ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99848821027

Organização: Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP)