Critical Computing Series: Processo de Engenharia de Software Crítico

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos (MESCC), convida à participação no webinar – “Critical Computing Series: Processo de Engenharia de Software Crítico”, que terá lugar no dia 22 de Novembro, às 18h30.

Resumo

Esta sessão propõe uma análise ampla de Engineering Processes e Functional Safety. Aprofundar-se-á nas distintas fases do processo de System Engineering, explorando frameworks de desenvolvimento usadas em projetos Safety-Critical. Além disso, oferecerá uma perspetiva sobre as normas e melhores práticas aplicáveis em diversos setores, tais como Automóvel, Ferroviário, Dispositivos Médicos, Defesa, Espaço e Aeronáutica. Esta sessão visará proporcionar uma compreensão geral desses conceitos, permitindo uma aplicação prática e eficiente no desenho e implementação de sistemas críticos, promovendo a segurança e conformidade normativa nos mercados mencionados.

Sérgio Lopes: Software Engineer com uma sólida experiência ao longo de uma década em projetos de Safety-Critical, abrangendo setores como Defesa, Banca, Energia e Ferrovia. Liderou nos últimos 4 anos como Lead Engineer uma equipa de Verificação e Validação no contexto ferroviário. A sua especialização concentra-se em garantir que sistemas, componentes e processos ferroviários atendam aos requisitos, sejam seguros, confiáveis e estejam em conformidade com as normas. Dessa forma, são assegurados a integridade e qualidade dos sistemas ferroviários, desde o projeto até à operação. A valiosa experiência de Sérgio contribui de maneira significativa para garantir a segurança e eficiência de sistemas críticos em diversos setores.

João Rio: Com uma década de experiência no setor da energia eólica, João dedicou os últimos seis anos a trabalhar em projetos Safety-Critical como Safety Engineer, especialmente na área de software. O seu foco principal tem sido na indústria ferroviária, mais especificamente em material circulante, com contribuições notáveis também nas áreas da Defesa e do Espaço. Nos últimos três anos, João acumulou responsabilidades na equipa de Verificação e Validação, destacando ainda mais a sua especialização no domínio ferroviário, predominantemente em material circulante, e contribuindo para projetos de sinalização. João Rio traz consigo um vasto conhecimento e um histórico comprovado na garantia de segurança e confiabilidade em ambientes complexos de engenharia.

Data: 2023-11-22

Horário:

Local:

O evento será presencial, na sala B303, com transmissão online, via zoom.

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95778589205

Organização: Este webinar é organizado pelo QTDEI, em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos (MESCC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).