Plataforma ML: Como aceleramos Data Scientists na NOS

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA), convida à participação em mais uma palestra, desta vez sobre o tema “Plataforma ML: Como aceleramos Data Scientists na NOS.”, que terá lugar no dia 20 de maio, pelas 18h15min.

Resumo

O desenvolvimento de projetos de Data Science muitas vezes enfrenta o desafio de equilibrar a inovação com a gestão da dívida técnica. A implementação de pipelines complexas envolve a utilização de modelos analíticos avançados e regras de negócio sofisticadas, o que pode aumentar a complexidade técnica e potencialmente gerar dívida técnica. É essencial encontrar um equilíbrio entre a entrega rápida de soluções e a manutenção da qualidade técnica e escalabilidade dos sistemas, garantindo assim que os benefícios da Data Science sejam maximizados a longo prazo. Assim, para colmatar este problema, foi criada uma ferramente, CLUPA, uma solução de Machine Learning que impulsiona as equipas de Advanced Analytics e reduz a dívida técnica, enquanto facilita a entrega de valor de negócio por parte de Data Scientists e Data Engineers.

Gustavo Pereira é um Data Scientist com experiência em Machine Learning e Estatística. Tendo completado o Mestrado de Análise de Dados pela Universidade do Porto, onde realizou a sua tese sobre modelagem de incêndios florestais usando distribuições de valores extremos. Com três anos de experiência profissional como Data Scientist, começou o seu percurso numa empresa de consultoria e atualmente encontra-se na NOS, um dos principais grupos de telecomunicações de Portugal. Na NOS, aplicou modelos de regressão, classificação e séries temporais para prever a insatisfação do cliente e novas vendas. Mais recentemente colaborou em projetos de Generative AI.

Data: 2024-05-20

Local: O evento será online:

Organização:

Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).