Palestra - "How to conduct a Systematic Review"

No dia 15 de março (terça-feira), às 18H30, o DEI convida à participação em mais um QTDEI, desta vez sobre o tema "How to conduct a Systematic Review".

Revisão sistemática da literatura é um tipo de estudo cada vez mais utilizado atualmente na busca por evidências científicas. Ao invés das revisões de literatura simples ou narrativas, a revisão sistemática responde a uma questão formulada especificamente e expõe, à priori, o seu método sistemático e predefinido de trabalho.

Assim, enquanto numa revisão de literatura narrativa o autor escolhe os artigos que quer ler e relatar de acordo com critérios subjetivos, pessoais, na revisão sistemática ele tem de estabelecer antes as “regras do jogo”: quais são as bases de dados em que vai buscar publicações, quais são as palavras-chaves utilizadas na pesquisa, quais são as línguas dos artigos incluídos e quais são os critérios de exclusão dos artigos. Tal como num artigo original ou experimental, a revisão sistemática tem, portanto, um capítulo chamado de "métodos" em que justamente o método de pesquisa, a recolha de publicações e de análise dos resultados são claramente predefinidos.

Outra característica importante das revisões sistemáticas é que elas possibilitam a avaliação quantitativa dos resultados. Assim, quando uma revisão sistemática inclui pelo menos dois artigos, é possível, dentro de determinados critérios de qualidade, reunir os resultados numéricos de todos numa pool única. O método estatístico aplicado nesse procedimento é chamado de metanálise. As metanálises analisam os resultados numéricos de todos os estudos incluídos em conjunto, como se fossem um único estudo com enorme amostra, o que é particularmente importante em áreas como a medicina.

Revisões sistemáticas e metanálises permitem que a enorme e crescente quantidade de informação seja transformada em conhecimento com utilidade. As revisões reúnem, organizam, avaliam de forma muito crítica e mensuram quantitativamente os resultados, de maneira que possibilitam a produção de diretrizes num determinado âmbito, nomeadamente na direção a tomar no que respeita à atividade de investigação numa determinada área.

Alda Canito é bolseira de investigação no GECAD - Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e é aluna de doutoramento na Universidade de Salamanca, Espanha.

Data: 2022-03-15

Horário: 18h30

Local: Evento online na plataforma ZOOM: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84547216225?pwd=bU9Ea2psOGZLUk9FTi9abzk2bmYvQT09

Organização: Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia Informática (MEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).