Hands-on

LaTeX

O LaTeX é um sistema livre para a preparação de documentos num formato profissional com elevada qualidade tipográfica. Este sistema disponibiliza uma grande quantidade de bibliotecas e ferramentas que permitem a produção de documentos científicos e técnicos de forma consistente, razão pela qual se revelou um instrumento indispensável para a comunidade científica e académica tendo-se tornado o standard para a escrita de artigos técnicos e teses académicas. Com o LaTeX a edição de fórmulas matemáticas, gestão de referências bibliográficas, criação e gestão de índices, e seccionamento são tarefas triviais. A utilização de bibliotecas e templates já existentes permitem reduzir significativamente o tempo normalmente despendido na formatação do aspeto do documento.

Nesta sessão de HandsOn, após uma breve introdução, iremos criar alguns documentos simples para treinar as potencialidades do LaTeX. Posteriormente será trabalhado um documento tendo como base o template utilizado na escrita de Teses do MEI (e/ou de PESTI).

Jorge Santos (ajs@isep.ipp.pt)

Data: 2020-05-20

Duração: 2 horas

Local: O evento será realizado por vídeo conferência usando o Zoom

As inscrições são efectuadas através do HelpDesk - opção "inscrição em eventos".

Alunos externos ao DEI-ISEP - mlsb@isep.ipp.pt

Para mais informações: handsondei@isep.ipp.pt

Estes eventos são gratuitos, mas exigem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Os workshops HandsOn@DEI destinam-se prioritariamente aos alunos do Departamento de Engenharia Informática, mas estão abertos aos restantes membros da comunidade ISEP, caso existam vagas disponíveis.

Cabe à organização a confirmação atempada das inscrições.

Se por algum motivo não puder participar depois de confirmada a inscrição, deverá comunicar a desistência para se proceder à respetiva substituição.

Organização: Jorge Santos, Alberto Sampaio, Isabel Sampaio, Bertil Marques, Marílio Cardoso, Paulo Proença e Rosa Reis