Hands-on

Blockchain

Este workshop irá incidir sobre a parte teórica e prática da tecnologia blockchain.

Em termos teóricos exploraremos a sua história, princípios básicos e o que a torna na tecnologia do futuro, podendo ser aplicada em todos os sectores da indústria. Em termos práticos iremos utilizar a framework R3 Corda para conseguirmos em primeira mão ver todos os benefícios desta tecnologia e como é simples começar uma ideia para uma aplicação descentralizada com a simplicidade das tecnologias que já conhecemos hoje em dia.

R3 Corda é uma das frameworks de blockchain mais focada e utilizada a nível empresarial, com grande detalhe para a privacidade de dados.

PRÉ-REQUISITOS:

Marco Carvalho - Licenciatura e Mestrado em Engenharia Informática no ISCTE-IUL, que com muita pena apenas começou a olhar para Blockchain e a perceber o imenso potencial no final de 2017. Atual líder da área de Blockchain na Celfocus, com a missão de evangelizar clientes sobre a tecnologia a tentar compensar os anos que perdeu a jogar online.
Nuno Cortesão - Msc em Engenharia Mecânica no IST, desenvolveu o seu interesse desde cedo no mundo da descentralização e das criptomoedas. Trabalhou na área financeira, compliance, retalho, gamification e outras. Atualmente é Blockchain Advisor na Celfocus e CEO da Zharta, onde irá promover o "abanão" do sector financeiro nos próximos anos.
Pedro Costa - Licenciado em Engenharia Informática no ISCTE-IUL e grande aficionado por blockchain e criptomoedas. É atualmente Blockchain Ninja Developer na Celfocus para a área de IoT, no qual quer tirar o seu mestrado e explorar novas tecnologias descentralizadas. Considera-se um sortudo por trabalhar no que gosta, e apesar de não ter conhecido a tecnologia blockchain mais cedo, quer rapidamente ter no seu portfolio uma bitcoin (inteira).

Data: 2021-11-03

Duração: 3h

Local: Online via Microsoft Teams

Lotação: 20 pessoas

As inscrições são efectuadas através do HelpDesk - opção "inscrição em eventos".

Alunos externos ao DEI-ISEP https://bit.ly/3Gkibd9

Para mais informações: handsondei@isep.ipp.pt

Estes eventos são gratuitos, mas exigem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Os workshops HandsOn@DEI destinam-se prioritariamente aos alunos do Departamento de Engenharia Informática, mas estão abertos aos restantes membros da comunidade ISEP, caso existam vagas disponíveis.

Cabe à organização a confirmação atempada das inscrições.

Se por algum motivo não puder participar depois de confirmada a inscrição, deverá comunicar a desistência para se proceder à respetiva substituição.

Organização:
CELFOCUS: Marco Carvalho, Nuno Cortesão, Pedro Costa, Margarida Afonso