Testes de Carga em Azure

Os testes de carga pretendem validar o comportamento das aplicações em situações de stress, e consistem na simulação da utilização de aplicação simultânea por múltiplos utilizadores.

A realização deste tipo de testes permite obter métricas que, por sua vez, possibilitam a identificação de problemas e de “bottlenecks” e a sugestão de soluções para a resolução dos problemas.

AGENDA:

• 1. O são e para que servem os testes de carga;
  • 2. Captura e construção do script de teste de carga;
  • 3. Execução do teste de carga e recolha de métricas;
  • 4. Análise das métricas recolhidas.

PRÉ-REQUISITOS:
Serão necessárias as seguintes ferramentas:

• JMeter (https://jmeter.apache.org/) – Ferramenta de captura e execução de testes carga;
  • Azure Application Insights – Aplicação de análise de desempenho em aplicação Azure;
  • Web Browser – Para consulta dos relatórios produzidos pelo JMeter.

Luís Gonçalves é Head of Quality & Assurance Process Automation da Armis. Desde 2016 tem dirigido esta área e tem larga experiência em testes de carga tendo realizado testes de carga em diferentes aplicações como por exemplo Bilheteira do SLB, Bilheteira da FPF, Aplicações da Banca (Caixa de Crédito Agrícola, Gestão de Formações IEFP).

Data: 2022-01-12

Duração: 3h