Hands-on

Automação de testes: Porquê e Como

Na indústria de software atual, tendo em consideração a cadência de entrega e disponibilização de novas versões de software, a necessidade de entrega de valor contínuo e com qualidade é crucial. O tempo que é gasto, dentro do processo de desenvolvimento de software, para os testes, é um investimento que todas as organizações sustentadas e com visão de futuro, devem efetuar. A automatização destes processos de testes é uma mais-valia para a qualidade, rapidez e produtividade com que se entrega valor aos clientes.

Nesta sessão pretende-se sensibilizar os participantes sobre a importância da automatização de testes funcionais. Durante a sessão serão demonstrados os cenários end-to-end com os quais os participantes poderão interagir e evoluir.

Serão também abordados os conceitos fundamentais necessários à compreensão teórica e desenvolvimento práticos de casos de testes automatizados, seguida da colocação em prática dos conceitos introduzidos.

OBJETIVOS:
Com esta sessão pretende-se que os participantes:

  • Compreendam os conceitos teóricos inerentes às boas práticas de implementação e execução de testes automatizados
  • Tenham um conhecimento prático das frameworks apresentadas para automatizar testes (Selenium, Postman)
  • Com base nos conceitos e frameworks apresentadas, sejam capazes de realizar a automação de alguns cenários de teste

PRÉ-REQUISITOS:
Para esta sessão é necessário que os participantes tenham conhecimentos prévios de utilização de APIs REST e tenham instalado nas suas máquinas o seguinte:

  • Postman (https://www.postman.com/downloads/)
  • Node (https://nodejs.org/en/download/releases/)
  • É recomendado a leitura prévia da documentação do Webdriverio:
    https://webdriver.io/docs/api/
    https://webdriver.io/docs/gettingstarted


  •  Oradores
  •   Data e local
  •   Inscrições
  •  Informação Adicional

Carlos Gouveia, QA @ Advisor Talkdesk Sou natural de Baião, e há cerca de 8 anos no mundo do desenvolvimento de software. Sou alguém muito orientado ao detalhe e aos standards de qualidade, o que me fez ingressar na área de Qualidade de Software onde me encontro até hoje. Partilho também um gosto especial por melhorias nos processos de Integração e Deploy contínuos para os clientes. A nível pessoal, completamente aficionado por tecnologia, sendo que grande percentagem do meu tempo é ocupada com PC Hardware, novidades, especificações, novas tecnologias, etc,… Posso acrescentar também um fascínio pelo contacto com a Natureza… …água, espaços verdes e paisagens colossais

Data: 2022-01-19

Horário: 15h às 18h

Duração: 3h

Local: B404

Lotação: 20 pessoas

As inscrições são efectuadas através do HelpDesk - opção "inscrição em eventos".

Alunos externos ao DEI-ISEP https://bit.ly/3J0HthX

Para mais informações: handsondei@isep.ipp.pt

Estes eventos são gratuitos, mas exigem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Os workshops HandsOn@DEI destinam-se prioritariamente aos alunos do Departamento de Engenharia Informática, mas estão abertos aos restantes membros da comunidade ISEP, caso existam vagas disponíveis.

Cabe à organização a confirmação atempada das inscrições.

Se por algum motivo não puder participar depois de confirmada a inscrição, deverá comunicar a desistência para se proceder à respetiva substituição.

Organização:
TALKDESK: Carlos Gouveia, Nuno Ferreira
DEI: Alexandre Gouveia, Bertil Marques, Paulo Proença e Rosa Reis