O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos (MESCC), convida à participação no webinar – “Critical Computing Series: Self-healing baseado numa infraestrutura de comunicação 5G e a virtualização de equipamentos de Proteção, Automação e Controlo”, que terá lugar no dia 29 de Novembro, às 18h30.

O evento será presencial, na sala B303, com transmissão online, via zoom.

Resumo

Nos sistemas de transporte e distribuição de energia o self-healing baseado numa infraestrutura de comunicação 5G e a virtualização de equipamentos de Proteção, Automação e Controlo são tópicos de investigação e desenvolvimento que a EFACEC acredita que trará, entre outros aspetos, significativas melhorias na redução de custos e na qualidade de energia elétrica. Nesta palestra a EFACEC apresentar-se-á e demonstrará a sua visão nestas áreas.

Fernando Gomes, licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, com uma pós-graduação em Inovação e Empreendedorismo, é atualmente responsável pela área de Arquitetura na unidade de negócios de Automação da EFACEC. É ainda responsável pela coordenação do desenvolvimento de hardware e de cibersegurança.

Carlos Arantes, Mestre em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores pela UMinho, faz atualmente desenvolvimento de software embebido no contexto dos sistemas de Proteção, Automação e Controlo (PAC) da EFACEC. Dá particular ênfase a componentes de real-time, de funcionalidade e de comunicação desses sistemas embebidos.

José Ventura, Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela FEUP, é atualmente responsável pela área de Arquitetura de Sistemas Embebidos, com foco nos sistemas operativos real-time, na unidade de negócios de Automação da EFACEC.

Data: 2023-11-29

Local:

O evento será presencial, na sala B303, com transmissão online, via MS Teams.

Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_MmYwY2U1MTktNjllMC00MmM3LWJmM2EtMzBjMTk0ZTI0ZTdj%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%227a60a629-e61f-430c-9c63-266653b2b899%22%2c%22Oid%22%3a%22dbc129c3-86b1-4166-b9e3-e5cf3d9d8dfc%22%7d

Organização: Este webinar é organizado pelo QTDEI, em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos (MESCC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).