Palestra "Aprendizagem automática e apoio à decisão em sistemas de energia"

No próximo dia 10 de maio (terça-feira), às 19h00, o DEI convida à participação na Palestra – “Aprendizagem automática e apoio à decisão em sistemas de energia”.

Com o crescente interesse da indústria em soluções relacionadas com inteligência artificial, tem sido potenciado o desenvolvimento de novos modelos e métodos, capazes de dar resposta aos novos desafios. Uma área com requisitos especialmente exigentes é a dos sistemas de energia, onde a crescente quantidade, variedade e complexidade de dados se alia a fortes restrições tanto na robustez e fiabilidade dos resultados, como nos tempos de resposta para a tomada de decisões. Nesta apresentação irão ser discutidas diversas soluções de apoio à decisão na área dos sistemas de energia, baseadas em abordagens de aprendizagem automática, sistemas multiagente, otimização meta-heurística e teoria de jogos. A aplicabilidade e as vantagens inerentes a estes modelos serão demonstradas através de resultados obtidos no âmbito de vários projetos de investigação.

Tiago Pinto é Professor Auxiliar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no INESC-TEC. Concluiu a licenciatura e o mestrado, ambos no ISEP, onde foi investigador durante 13 anos, nomeadamente no grupo de investigação GECAD, trabalhando em áreas relacionadas com a inteligência artificial aplicada aos sistemas de energia. Concluiu o doutoramento na UTAD em 2016, após o qual procedeu ao pós-doutoramento na Universidade de Salamanca, em parceira com a Universidade de Oxford e a ENGIE. Os seus principais temas de investigação centram-se na aprendizagem automática, otimização meta-heurística, sistemas multiagente e sistemas de apoio à decisão.

Data: 2022-05-10

Horário: 19h

Local: Evento online na plataforma ZOOM:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/84547216225?pwd=bU9Ea2psOGZLUk9FTi9abzk2bmYvQT09

Organização: Esta Palestra é organizada pelo QTDEI, em colaboração com a Pós-graduação em Big Data & Decision Making (PG-BD&DM) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).