QTDEI

Palestra Sistemas Computacionais Críticos

No próximo dia 5 de Julho, às 18h00m, vai realizar-se a Palestra – "A importância e necessidade da formação de especialistas em sistemas computacionais críticos para enfrentar os desafios tecnológicos atuais e emergentes."

Enquadramento

Os sistemas computacionais críticos têm um papel cada vez mais preponderante e presente no mundo tecnológico e inteligente que nos rodeia, existindo uma continua evolução, por parte da ciência e indústria, no sentido de quebrar barreiras e limites impostos pelos sistemas atuais. Estes sistemas têm vindo a ser integrados nos mais variados ambientes, desde a integração de vários sensores ligados em rede para monitorização ambiental em tempo-real; passando pela fusão de dados requerida pelos veículos autónomos, quer por via terrestre ou via área (por exemplo na utilização de drones para os mais variados fins); incorporação e integração transparente nos processos das indústrias da saúde e manufatura; entre outros.

O Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER) do ISEP dedica-se à investigação e desenvolvimento de projetos neste domínio com forte ligação ao setor empresarial.

Neste contexto, constata-se uma grande necessidade de especialistas nesta área e simultaneamente um défice de oferta formativa. O Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos do ISEP (https://www.cister-labs.pt/mscccse/) visa colmatar esta necessidade através da formação de engenheiros especializados nestes sistemas.

Assim, pretende-se nesta sessão do QTDEI evidenciar a importância e pertinência deste tema evidenciando a necessidade e urgência de alternativas de formação no domínio dos sistemas computacionais críticos.


  •  Oradores  
  •   Data e local
  •   Inscrições
  •  Informação Adicional

David Pereira
Short bio: David Pereira é atualmente Investigador Auxiliar no ISEP, onde realiza atividades de investigação e de gestão de Ciência e Tecnologia na unidade de investigação CISTER. É detentor de uma Licenciatura e um Mestrado em Ciência de Computadores, conferidos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. É, desde Abril de 2013, Doutorado em Ciência de Computadores, grau conferido pelo programa doutoral MAP-i, promovido pelas Universidades do Minho, Aveiro e Porto. A sua área de investigação é a verificação formal de software, tendo as suas atividades particular ênfase na verificação dedutiva de código e a verificação, em tempo de execução, de componentes de software de sistemas computacionais críticos, particularmente no que toca a garantir que estes componentes produzem resultados funcionalmente corretos mas que simultaneamente respeitam outras propriedades não-funcionais como, por exemplo, a satisfação de metas temporais ou um determinado consumo máximo de energia.

Apresentação: msc_qtdei_final.pdf

Data: 2021-07-05

Horário: 18h

Local: Online via Zoom:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87161731558?pwd=SmEwNi9uVmRCdnF3OXJNRlN2QmJHQT09
Dados de acesso
ID da reunião: 871 6173 1558
Senha de acesso: 595559

O evento não necessita de inscrição prévia.

Para mais informações: qtdei@dei.isep.ipp.pt

Os workshops são gratuitos mas requerem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Organização: Esta Palestra é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER) do ISEP.