QTDEI

Critical Computing Series: Desafios dos sistemas de condução autónoma

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos (MESCC), convida à participação no webinar – “Critical Computing Series: Desafios dos sistemas de condução autónoma”, que terá lugar no dia 06 de Dezembro, às 18h30.

Resumo

Os sistemas de condução autónoma terão impacto direto no funcionamento da sociedade, e dessa forma, terão também de se guiar, não só pelas estradas, mas pelo que consideramos ser um comportamento ético. Esta apresentação, guiar-nos-á desde o nível da sensorização do veículo (quais sensores utilizar e porquê) até ao nível da fusão de sensores (como alavancar as vantagens destes sensores). Finalmente, daremos uma perspetiva da complexidade destes sistemas quando postos perante uma arquitetura ética humana.

Dylan Bicho estudou no Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na FCT da Universidade de Coimbra, especializando-se em Computação. Começou a trabalhar numa bolsa de investigação sendo responsável por implementar um sistema de tempo real de mapeamento e de criação de uma realidade virtual coerente com o espaço livre. De seguida, trabalhou alguns meses como freelancer em projetos associados com visão por computador e eficiência computacional. Finalmente, chegando à Bosch, começou por desenvolver ferramentas de visualização que suportaram o desenvolvimento de perceção para o sensor LiDAR e é agora engenheiro de software para Condução Autónoma, num projecto parceira entre a Bosch e a VW.

João Pedro Ribeiro tem o grau de mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no ISEP, no ramo de Sistemas Autónomos especializado Perceção. Começou a trabalhar numa bolsa de investigação sendo responsável por desenvolver algoritmos de tracking de embarcações com sistema atuado (PTU) de câmaras heterogéneas. para uma rede de cooperação de UAV's. Ainda nesse projeto, desenvolveu arquitetura de cooperação de UAV's implementando framework de comunicação dedicada. De seguida, trabalhou em projetos de robótica tendo desenvolvido drivers para diversos tipos de sensores e algoritmos de estimação da posição em ambientes subaquáticos estruturados. Finalmente, chegando à Bosch, começou por desenvolver algoritmos para percepção para o sensor Lidar, especializando-se tracking de objetos estáticos e dinâmicos. Atualmente é engenheiro de software para Condução Autónoma, num projeto com parceria entre a Bosch e a VW.

Luciano Sousa estudou no Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica na FEUP, especializando-se em Automação/Robótica. Começou a trabalhar numa bolsa de investigação com uma ligação forte a uma empresa de mobiliário de laboratório, na implementação de Domótica. De seguida, já na indústria, trabalhou numa empresa de máquinas de formação de metal, na implementação de algoritmos de optimização de processos. O próximo passo foi numa startup, onde trabalhou em Firmware e Algoritmos a serem implementados num werable para desporto. Finalmente, chegando à Bosch, onde começou por implementar sistemas de Teste em Ovar e é agora Product Owner para Condução Autónoma, num projecto parceria entre a Bosch e a VW.

Data: 2023-12-06

Local:

O evento será presencial, na sala B303, com transmissão online.

Link: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_YjlkMThjNGEtYmYxZi00NmY2LTk3ODYtZWZkODk2YmIzZmJh%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%227a60a629-e61f-430c-9c63-266653b2b899%22%2c%22Oid%22%3a%2294728f53-3313-43dc-b63a-0c9b248821d5%22%7d

O evento não necessita de inscrição prévia.

Para mais informações: qtdei@dei.isep.ipp.pt

Organização: Este webinar é organizado pelo QTDEI, em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Sistemas Computacionais Críticos (MESCC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).