Hands-on

A sessão Hands On: University Smartification through Internet of Things (IoT) and Augmented Reality (AR) irá abordar os desafios com que com que a sociedade, em geral, é diariamente confrontada e quais os contributos que a Internet of Things (IoT) pode fornecer para colmatar alguns desses desafios e, em particular, ajudar e facilitar a ambientação dos alunos no contexto universitário.

A evolução tecnológica tem vindo a desafiar as universidades a adaptarem-se e investirem para se preparem para o novo mundo digital.

O foco desta sessão, trazida pela Celfocus, será não só a apresentação dos conceitos referentes ao mundo do IoT como propor desafios práticos desenvolvendo uma aplicação recorrendo a tecnologias como IoT e AR que irá endereçar alguns problemas relacionados com sobrelotação, situações pandémicas futuras, filas de espera, reconhecimento de rotas, etc. Usar IoT para a resolução deste tipo de problemas será o primeiro passo para a Smartificação das Universidades.

PRÉ-REQUISITOS:

• Instalação da Aplicação VuforiaView (disponível para iOS e Android);

João Silva Rodrigues e Juliana Guerra, são alumni do ISEP e trabalham na Celfocus desde 2016 e 2020, respetivamente.
O João esteve presente nos primeiros projetos relativos à inclusão de IoT no mercado Enterprise dentro da Celfocus, tendo já participado em várias iniciativas em áreas de Smart Cities, Wearables, AR, Smart Offices, etc.
A Juliana esteve envolvida no revamp do portfolio de projeto apresentados pela equipa, participando em iniciativas de Analytics e AR.

Data: 2022-04-21

Horário: das 14h30 às 17h30

Local: B402

Lotação: 35 pessoas

As inscrições são efectuadas através do HelpDesk - opção "inscrição em eventos".

Alunos externos ao DEI-ISEP https://bit.ly/3D3VOHR

Para mais informações: handsondei@isep.ipp.pt

Estes eventos são gratuitos, mas exigem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Os workshops HandsOn@DEI destinam-se prioritariamente aos alunos do Departamento de Engenharia Informática, mas estão abertos aos restantes membros da comunidade ISEP, caso existam vagas disponíveis.

Cabe à organização a confirmação atempada das inscrições.

Se por algum motivo não puder participar depois de confirmada a inscrição, deverá comunicar a desistência para se proceder à respetiva substituição.

Organização:
CELFOCUS:João Silva Rodrigues, Juliana Guerra, Margarida Afonso