QTDEI

AI Master Class "A IA no caminho da investigação às empresas: o papel do IPN"

No próximo dia 11 de novembro (quinta-feira), às 20h, vai realizar-se a Palestra – AI Master Class "A IA no caminho da investigação às empresas: o papel do IPN".

Enquadramento

O Instituto Pedro Nunes (IPN) foi criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991 para promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e o tecido empresarial. Conta presentemente com 41 associados em que se incluem a UC e o IPC. Nesta sessão falar-se-á sobre as principais atividades que o IPN desenvolve para realizar a sua missão, designadamente através de investigação e desenvolvimento tecnológico em articulação com Centros de Investigação, assim como da incubação e aceleração de empresas de base tecnológica. Serão apresentados, em particular, os processos e recursos que o IPN mobiliza com vista a permitir uma articulação eficaz entre os resultados da investigação realizada nos Centros de Investigação e as necessidades do tecido empresarial. Ilustraremos o processo recorrendo a casos envolvendo resultados de investigação em Inteligência Artificial realizada no Centro de Informática e Sistemas da UC (CISUC).


  •  Oradores  
  •   Data e local
  •   Inscrições
  •  Informação Adicional

F. Amílcar Cardoso é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde leciona temas como Inteligência Artificial e Criatividade Computacional. Realiza investigação no Centro de Informática e Sistemas (CISUC), onde integra o grupo Cognitive and Media Systems. É vice-presidente da direção do Instituto Pedro Nunes, o interface tecnológico da UC com o tecido empresarial. O seu percurso de investigação em criatividade computacional abrangeu vários temas de inteligência artificial com ela relacionados, como a computação afetiva, a arte computacional e a música generativa, entre outros. Esteve envolvido em dois projetos FP7, PROSECCO (Promoting the Scientific Exploration of Computational Creativity) e ConCreTe (Concept Creation Technology) e participou em diversos painéis de avaliação de candidaturas a programas FP7, FET e H2020. Foi General Chair de duas edições da International Conference on Computational Creativity, em Paris, França, 2016, e em Coimbra, 2020. Foi co-editor do livro "Computational Creativity - The Philosophy and Engineering of Autonomously Creative Systems", editado pela Springer em 2019. Nos últimos anos, a sua investigação focou-se principalmente em modelos computacionais de criação de conceitos, mas os seus interesses estendem-se também às abordagens bio-inspiradas de expressão visual e auditiva, sonificação de dados e ambientes interativos para som e imagem.

Data: 2021-11-11

Horário: 20h

Local: Online via Zoom:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89905877085?pwd=TlBpYm1YbnVkSlBJMnE3WUZEenhsdz09
Dados de acesso
ID da reunião: 899 0587 7085
Senha de acesso: 624616

O evento não necessita de inscrição prévia.

Para mais informações: qtdei@dei.isep.ipp.pt

Os workshops são gratuitos mas requerem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Organização: Esta Masterclass é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD) e o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA).