Cibersegurança e Inteligência Artificial

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA), convida à participação em mais uma AI Master Class, desta vez sobre o tema “Cibersegurança e Inteligência Artificial: Melhoria da Segurança de modelos de Machine Learning”, que terá lugar no dia 30 de Novembro, pelas 18h00.

Existem vários desafios tecnológicos e éticos que prejudicam a confiabilidade dos modelos de Machine Learning (ML). Um dos principais desafios é a falta de robustez, propriedade essencial para garantir que os modelos de ML sejam utilizados de forma segura. Melhorar a robustez não é uma tarefa fácil porque os modelos são inerentemente suscetíveis a exemplos adversários: amostras de dados com perturbações sutis que causam comportamentos inesperados. Os Engenheiros de ML e profissionais de segurança de ML ainda não possuem o conhecimento e as ferramentas para evitar tais interrupções, portanto, exemplos adversários representam uma grande ameaça ao ML e aos sistemas inteligentes que dele dependem.

João Vitorino é investigador do GECAD, unidade de I&D do ISEP focada na área da IA. Possui Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial, além de diversas certificações nas áreas de IA e redes de computadores. Colaborou com diversas empresas e instituições em projetos internacionais de I&D e foi responsável pela conceptualização e desenvolvimento de soluções de IA para diversas aplicações de cibersegurança do mundo real. O foco de seu trabalho tem sido a explicabilidade do ML e a robustez adversária em domínios de dados tabulares complexos. Ele desenvolveu um método inteligente que executa ataques adversários realistas e mecanismos de treinamento que fornecem modelos de ML seguros para tarefas complexas, como classificação de ataques cibernéticos. João Vitorino ganhou recentemente o IEEE Outstanding MSc Award, atribuído pela sua Dissertação de Mestrado.

João Vitorino ganhou recentemente um Prémio do IEEE (Outstanding MSc Thesis Award) https://isep.ipp.pt/New/ViewNew/6997

Data: 2023-11-30

Horário: 18h

Local: O evento será online: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ameeting_NWJlY2ExODgtOTBkNy00MzBiLTk2N2ItZWY3ZTFkNWQxMDA4%40thread.v2/0?context=%7b%22Tid%22%3a%227a60a629-e61f-430c-9c63-266653b2b899%22%2c%22Oid%22%3a%224055061a-c5ca-42c5-b479-8f1c187fca4f%22%7d

Organização: Esta palestra é organizada pelo QTDEI em colaboração com o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).