QTDEI

AI Master Class "Sistemas Multi-Agentes para Distribuir Inteligência em Sistemas Ciber-Físicos Industriais"

No próximo dia 26 de maio, às 18h30, o QTDEI realizará a palestra AI Master Class: Sistemas Multi-Agentes para Distribuir Inteligência em Sistemas Ciber-Físicos Industriais.

Enquadramento

Os mercados globais estão a impor fortes mudanças na forma como as empresas industriais conduzem os seus negócios, enfrentando fortes pressões relacionadas com a personalização de produtos em sistemas de produção altamente flexíveis. A iniciativa da Indústria 4.0 promove a digitalização das indústrias tradicionais, de forma a atingir fábricas inteligentes caracterizadas por adaptabilidade, eficiência, funcionalidade, confiabilidade, segurança e usabilidade. Os sistemas ciber-físicos constituem a base tecnológica para enfrentar este desafio, proporcionando benefícios significativos em vários domínios de aplicação, tais como redes elétricas inteligentes, edifícios inteligentes, sistemas de transporte inteligentes, sistemas de saúde inteligentes e, particularmente, nos sistemas de produção inteligentes. Neste contexto, produtos, processos e sistemas inteligentes emergem da aplicação de sistemas ciber-físicos, complementados com tecnologias de informação e comunicação emergentes, como sejam a internet das coisas, big data, inteligência artificial, computação em nuvem, e sistemas multi-agentes.

Esta apresentação discute a utilização de sistemas multi-agentes na implementação de sistemas ciber-físicos industriais inteligentes, dinâmicos e auto-organizados. Uma vez que a coleção e análise de dados são pilares nestes sistemas emergentes, a apresentação também destaca o uso de sistemas multi-agentes para distribuir a inteligência entre as camadas de computação na nuvem, nevoeiro e edge. Alguns exemplos ilustrativos do uso de sistemas multi-agentes para implementar sistemas ciber-físicos industriais exibindo recursos de auto-organização e inteligência serão fornecidos para enfatizar o seu aspeto inovador, sendo igualmente apontadas tendências e desafios atuais.


  •  Oradores  
  •   Data e local
  •   Inscrições
  •  Informação Adicional

Paulo Leitão

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto, é Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Politécnico de Bragança e Coordenador Científico do CeDRI - Centro de Investigação em Digitalização e Inteligência Robótica. Foi Coordenador do Departamento de Eletrotécnica de 2009 a 2015, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Escola de Tecnologia e Gestão de 2004 a 2009, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Tecnologia e Gestão em 2000 e Vice-Presidente de Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de 2001 a 2004.

Os seus interesses de investigação estão centrados nos sistemas inteligentes e reconfiguráveis, sistemas ciber-físicos, sistemas multi-agentes, digital twin, internet das coisas, sistemas holónicos e automação industrial.

Participou / participa em vários projetos de I&D nacionais e internacionais (nomeadamente no âmbito dos programas europeus FP7 e H2020) e Redes de Excelência. É membro do Comité de Programa Internacional de diversos eventos científicos e organizou várias conferências internacionais, por exemplo o IFAC IMS'10, HoloMAS'11, IEEE ICARSC'16, SOHOMA'16 e IEEE INDIN'18. Publicou 4 livros e mais de 300 artigos em revistas científicas e atas de congressos internacionais. É coautor de três patentes e recebeu cinco prémios de melhor artigo em conferências internacionais.

Paulo Leitão é membro sénior da Sociedade Industrial Electronics (IES) e da Systems, Man and Cybernetics (SMCS) do IEEE, presidente do Comité Técnico de Agentes Industriais do IEEE e membro do Comité Administrativo do IEEE IES (AdCom). Foi também presidente do grupo de trabalho que elaborou o standard IEEE 2660.1-2020.

Apresentação: MasterClass-ISEP-PauloLeitao.pdf

Data: 2021-05-26

Horário: 18h30

Local: Online via Zoom:https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86734587690?pwd=elBIZFFUb3VxSjMvRFAybEc5cGlaQT09
Dados de acesso:
ID da reunião: 867 3458 7690
Senha de acesso: 303377

O evento não necessita de inscrição prévia.

Para mais informações: qtdei@dei.isep.ipp.pt

Os workshops são gratuitos mas requerem inscrição, sendo o número de vagas limitado.

Organização: Esta Master Class é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD) e o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA).