Notícias

No próximo dia 15 de março (segunda-feira), às 18h30, vai realizar-se a Palestra – AI Master Class "O contributo da SISCOG para a revolução do planeamento operacional de transportes. Aplicações de machine learning na área dos transportes e não só".Criada em 1986 a SISCOG – Sistemas Cognitivos é a mais antiga empresa Portuguesa de Inteligência Artificial. Há mais de 30 anos que a SISCOG combina conhecimento genérico com conhecimento específico do cliente, incorpora experiência, investigação & inovação e tendências do sector da mobilidade para desenvolver soluções de planeamento e gestão de recursos otimizadas para o sector dos transportes.

Enquadramento

Criada em 1986 a SISCOG – Sistemas Cognitivos é a mais antiga empresa Portuguesa de Inteligência Artificial. Há mais de 30 anos que a SISCOG combina conhecimento genérico com conhecimento específico do cliente, incorpora experiência, investigação & inovação e tendências do sector da mobilidade para desenvolver soluções de planeamento e gestão de recursos otimizadas para o sector dos transportes. A lista de clientes da SISCOG inclui muitas empresas de transporte ferroviário (Canadá, Espanha, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Países Baixos) e de Metro (Portugal, Reino-Unido). Os seus principais produtos são o ONTIME (apoio à decisão para criação e gestão de horários otimizados, considerando a procura dos passageiros e as restrições/regras operacionais), FLEET (para turnos de veículos balanceados ou escalas cíclicas de longo prazo, planos de calendário de curto prazo, inspeções de veículos, manutenções e outros serviços programados, e fornece apoio à decisão durante o dia da operação) e CREW (um produto premiado e standard de apoio à decisão que cria e gere planos de pessoal otimizados, incluindo tripulação e pessoal local, considerando horários e planos de veículos, competências e preferências do pessoal, e restrições/regras laborais e operacionais).

Palestrante: Doutor Ricardo Saldanha

Doutorado em Engenharia Informática pelo Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), com uma tese em Inteligência Artificial.

Mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão para o planeamento operacional do transporte de passageiros em redes ferroviárias.

Atualmente lidera o Departamento de Inovação da SISCOG, onde são desenvolvidos algoritmos de otimização que estão incorporados nos sistemas que estão a funcionar no Metro de Londres, nos caminhos-de-ferro holandeses, dinamarqueses, noruegueses, canadianos, entre outros.

Recentemente tem liderado e participado em projetos na área da aprendizagem automática aplicada aos transportes e em novas áreas de negócio.

Organização

Esta Master Class é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD) e o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA).

Como participar no evento?

Basta utilizar os dados de acesso (indicados abaixo) e clicar aqui.
Dados de acesso:
ID da reunião: 893 0798 1605