Notícias

QTDEI - AI Master Class "A IA no caminho da investigação às empresas: o papel do IPN"

No próximo dia 11 de novembro (quinta-feira), às 20h, vai realizar-se a Palestra – AI Master Class “A IA no caminho da investigação às empresas: o papel do IPN”.

O Instituto Pedro Nunes (IPN) foi criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991 para promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e o tecido empresarial. Conta presentemente com 41 associados em que se incluem a UC e o IPC. Nesta sessão falar-se-á sobre as principais atividades que o IPN desenvolve para realizar a sua missão, designadamente através de investigação e desenvolvimento tecnológico em articulação com Centros de Investigação, assim como da incubação e aceleração de empresas de base tecnológica. Serão apresentados, em particular, os processos e recursos que o IPN mobiliza com vista a permitir uma articulação eficaz entre os resultados da investigação realizada nos Centros de Investigação e as necessidades do tecido empresarial. Ilustraremos o processo recorrendo a casos envolvendo resultados de investigação em Inteligência Artificial realizada no Centro de Informática e Sistemas da UC (CISUC).

Orador

F. Amílcar Cardoso é Professor Catedrático da Universidade de Coimbra (FCTUC), onde leciona temas como Inteligência Artificial e Criatividade Computacional. Realiza investigação no Centro de Informática e Sistemas (CISUC), onde integra o grupo Cognitive and Media Systems. É vice-presidente da direção do Instituto Pedro Nunes, o interface tecnológico da UC com o tecido empresarial. O seu percurso de investigação em criatividade computacional abrangeu vários temas de inteligência artificial com ela relacionados, como a computação afetiva, a arte computacional e a música generativa, entre outros. Esteve envolvido em dois projetos FP7, PROSECCO (Promoting the Scientific Exploration of Computational Creativity) e ConCreTe (Concept Creation Technology) e participou em diversos painéis de avaliação de candidaturas a programas FP7, FET e H2020. Foi General Chair de duas edições da International Conference on Computational Creativity, em Paris, França, 2016, e em Coimbra, 2020. Foi co-editor do livro "Computational Creativity - The Philosophy and Engineering of Autonomously Creative Systems", editado pela Springer em 2019. Nos últimos anos, a sua investigação focou-se principalmente em modelos computacionais de criação de conceitos, mas os seus interesses estendem-se também às abordagens bio-inspiradas de expressão visual e auditiva, sonificação de dados e ambientes interativos para som e imagem.

Mais informação