QTDEI - Sistemas de microsservicos orientados a eventos

O Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), numa iniciativa conjunta com o Mestrado em Engenharia Informática (MEI), convida à participação em mais uma Palestra, desta vez sobre o tema “Sistemas de microsservicos orientados a eventos”, que terá lugar no dia 15 de Dezembro, pelas 20h10, no ISEP.

O evento será presencial, na sala B203.

Nos últimos anos as arquiteturas orientadas a eventos surgiram como uma abordagem poderosa para design de software e como resposta aos difíceis desafios que as aplicações enfrentam com utilização massiva, dados distribuídos e partilha de dados em escala. Uma característica notável das arquiteturas orientadas a eventos é o foco nas streams de eventos. Mais do que os serviços passarem a ser consumidores de eventos, as streams tornam-se o coração da comunicação de dados por toda a empresa. Os dados deixam de simplesmente estar numa base de dados, acessíveis apenas por meio de interfaces síncronas. São partilhados em fluxos de eventos prontamente disponíveis para todos os consumidores atuais e futuros. O fluxo de eventos torna-se um meio de partilha de todos os dados relevantes em tempo real e fomenta uma maneira de analisar as mudanças ao longo do tempo. Também é uma forma poderosa de transmitir dados para outros serviços; cada consumidor pode ligar-se à stream e criar uma visão personalizada do estado ajustada às suas próprias necessidades. A sua natureza altamente desacoplada potencia sistemas mais resilientes e com maior flexibilidade de adaptação à mudança. Assim, nesta sessão vamos falar sobre sistemas monolíticos típicos, estratégias de migração para sistemas de microsserviços orientados a eventos, as suas principais vantagens e desafios, recorrendo a exemplos reais.

Mais informação