Notícias

QTDEI Mesa Redonda Online dedicado ao tema "Soluções de Infraestruturas de Armazenamento e Gestão de Dados - Cloud Computing vs On Premises"

No dia 18 de novembro, entre as 16h00 e as 17h30, vai ter lugar o QTDEI Mesa Redonda Online dedicado ao tema «Soluções de Infraestruturas de Armazenamento e Gestão de Dados – Cloud Computing vs On Premises», organizado pelo Departamento de Engenharia Informática (DEI).

Este evento pretende promover a partilha de novos desenvolvimentos, experiências e debate de ideias.

Oradores

• André Moreira (DEI/ISEP) - Moderador

Docente do Departamento de Engenharia Informática do ISEP desde 1990, é atualmente Professor adjunto nas áreas de redes e sistemas. É mestre em Ciências da Computação pela Universidade do Minho desde 1996. No DEI exerce ainda funções de administrador de redes e sistemas.

• Gabriel David (FEUP/INESC)

Concluiu o Doutoramento em Informática na Universidade Nova de Lisboa em 1994. É atualmente Professor Associado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde leciona nas áreas das bases de dados, armazéns de dados, preservação digital e matemática discreta. Participou na criação do Programa de Doutoramento em Informática (MAP-i), na criação do Mestrado em Gestão da Informação (1997) e da Licenciatura em Ciência da Informação (2001). É membro do Conselho Científico da Faculdade de Engenharia desde 2010. Dirigiu a equipa de desenvolvimento do SIGARRA entre 1996 e 2010. Investigador do INESC TEC, desde 1985, faz parte da Administração desde 2015. Coordenou os projetos FCT DBPreserve, Gulbenkian APDIC e EEA Grant SeaBioData. Atualmente integra o projeto FCT EPISA.

• José Carlos Barros Oliveira (ISEP/IPP)

Foi vice-presidente do ISEP de 2005 a 2018. De 2007 a 2018, teve os pelouros da manutenção, museu, biblioteca e informática, sendo responsável pelo portal, redes e sistemas do ISEP. Atualmente é vice-presidente do P. PORTO com os pelouros da informática e edificado e é responsável pela concretização do domus.

• Rodrigo Barone (ARMISGROUP, Head of Cloud & Infra)

Antes de ingressar na Armis, trabalhou como arquiteto em grandes bancos no Brasil e também na Microsoft. É ainda Azure Solution Architect Expert e Azure Security Engineer. Tem ajudado as empresas a transformar os seus negócios para a nuvem e a tornar o Azure a melhor plataforma de nuvem para executar aplicativos.

• Rui Augusto (SONAEMC, Infrastructure Architecture)

Manager de Infrastructure Architecture da BIT (SonaeMC), cuja responsabilidade é o desenho de soluções de infraestrutura de sistemas - promovendo a digitalização - com uma arquitetura robusta e as corretas fundações para responder a todos os desafios atuais do negócio. Foi responsável de equipa e acompanhou a estratégia cloud da SonaeMC, um documento cujo objetivo é a aceleração da inovação, identificação dos desafios da adoção da cloud, assim como preparou as funções para que a Sonae MC se tornasse cloud ready.

• Sílvio Macedo (Xarevision)

É fundador e CEO da Xarevision, uma empresa com ADN inovador, que desenvolve soluções tecnológicas para retalho, em particular na vertical alimentar. A Xarevision possui larga experiência nas áreas de Big Data e Business Intelligence, decorrente, entre outros, de projetos desenvolvidos em parceria com a Sonae. Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foi investigador do INESC TEC e iniciou o Doutoramento em Inteligência Artificial no Imperial College London. Participou em vários projetos de I&D da UE. Foi consultor de empresas como a BBC, a Rolls Royce Aeronautics e colabora regularmente com o ISEP, a FEUP e a Porto Business School. Nesta última teve como missão mais recente lecionar uma unidade curricular de BI&Analytics.

Inscrições

A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade, mas carece de inscrição obrigatória.

Todos os participantes receberão um certificado de presença.

Local: Online

Após acesso ao link, será enviado um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar na reunião.

Para mais informações contactar: qtdei@dei.isep.ipp.pt