Notícias

AI Master Class "Sistemas Multi-Agentes para Distribuir Inteligência em Sistemas Ciber-Físicos Industriais"

No próximo dia 26 de maio, às 18h30, o QTDEI realizará a palestra AI Master Class: Sistemas Multi-Agentes para Distribuir Inteligência em Sistemas Ciber-Físicos Industriais.

Os mercados globais estão a impor fortes mudanças na forma como as empresas industriais conduzem os seus negócios, enfrentando fortes pressões relacionadas com a personalização de produtos em sistemas de produção altamente flexíveis.

A iniciativa da Indústria 4.0 promove a digitalização das indústrias tradicionais, de forma a atingir fábricas inteligentes caracterizadas por adaptabilidade, eficiência, funcionalidade, confiabilidade, segurança e usabilidade. Os sistemas ciber-físicos constituem a base tecnológica para enfrentar este desafio, proporcionando benefícios significativos em vários domínios de aplicação, tais como redes elétricas inteligentes, edifícios inteligentes, sistemas de transporte inteligentes, sistemas de saúde inteligentes e, particularmente, nos sistemas de produção inteligentes. Neste contexto, produtos, processos e sistemas inteligentes emergem da aplicação de sistemas ciber-físicos, complementados com tecnologias de informação e comunicação emergentes, como sejam a internet das coisas, big data, inteligência artificial, computação em nuvem, e sistemas multi-agentes.

Esta apresentação discute a utilização de sistemas multi-agentes na implementação de sistemas ciber-físicos industriais inteligentes, dinâmicos e auto-organizados. Uma vez que a coleção e análise de dados são pilares nestes sistemas emergentes, a apresentação também destaca o uso de sistemas multi-agentes para distribuir a inteligência entre as camadas de computação na nuvem, nevoeiro e edge. Alguns exemplos ilustrativos do uso de sistemas multi-agentes para implementar sistemas ciber-físicos industriais exibindo recursos de auto-organização e inteligência serão fornecidos para enfatizar o seu aspeto inovador, sendo igualmente apontadas tendências e desafios atuais.

O orador é Paulo Leitão - Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto, é Professor do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Politécnico de Bragança e Coordenador Científico do CeDRI - Centro de Investigação em Digitalização e Inteligência Robótica. Foi Coordenador do Departamento de Eletrotécnica de 2009 a 2015, Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Escola de Tecnologia e Gestão de 2004 a 2009, Presidente do Conselho Pedagógico da Escola de Tecnologia e Gestão em 2000 e Vice-Presidente de Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de 2001 a 2004.

Mais informação