Notícias

No próximo dia 19 de abril (segunda-feira), às 18h30, vai realizar-se a Palestra – AI Master Class "Tecnologias Multimédia, Visão por Computador e Inteligência Artificial: os desafios e perspetivas de investigação".

Dados, dados, dados. A capacidade de produzir informações cria oportunidades tremendas, mas também introduz novos desafios: como os humanos podem processar tanta informação? Ao lidar com conteúdos multimédia, o conceito de Big Data é ainda mais relevante do que em outros domínios. Como posso encontrar no meu arquivo, contendo milhares de fotos, as que são realmente relevantes para a produção do videoclipe que preciso publicar nas redes sociais para anunciar o desfile que pretendo promover? E como posso refazer o propósito do conteúdo, diminuindo os custos de produção, e ainda criar um conteúdo multimédia atraente e sensível ao contexto? Como posso saber, em todas as milhares de horas de programas de TV transmitidos, o instante exato (timecode de vídeo) em que o Presidente aparece? Ou, como posso ir direto aos golos de Cristiano Ronaldo no arquivo de vídeo de 90 min? A Visão Computacional e a Inteligência Artificial podem superar os Humanos em tais tarefas. Nesta palestra serão apresentados trabalhos em andamento e resultados que buscam dar conta de alguns problemas comuns na área de anotação e gestão de conteúdos multimédia.

Palestrante: Paula Viana

Professora Coordenadora do Departamento de Engenharia Eletrotécnica do Instituto Superior de Engenharia - Politécnico do Porto. É investigadora no INESC TEC, onde lidera a área de Tecnologia de Comunicações e Multimédia. Obteve o Doutoramento pela Universidade do Porto na área de Gestão de Conteúdos Multimédia. Foi responsável pela participação do INESC TEC em vários projetos nacionais e Europeus, com envolvimento de Universidades e Empresas. É autora de um vasto lote de publicações científicas, revisora de várias conferências e revistas científicas, participando ainda na organização de vários eventos da área da Multimédia. Os seus principais interesses de investigação estão nas áreas dos sistemas audiovisuais conectados, anotação e gestão de conteúdos, media imersivo, visão por computador, aprendizagem automática e personalização.

Organização

Esta Master Class é organizada pelo QTDEI, em colaboração com o Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e Desenvolvimento (GECAD) e o Mestrado em Engenharia de Inteligência Artificial (MEIA).

Como participar no evento?

Basta utilizar os dados de acesso (indicados abaixo) e clicar aqui.
Dados de acesso:
ID da reunião: 841 7063 3406